O papa Francisco lançou a Plataforma Laudato Sì hoje, dia 25, com uma vídeo mensagem para a conclusão das atividades que celebraram os cinco anos de sua encíclica ecológica. A plataforma, preparada pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, compreende um conjunto de iniciativas para promover o que Francisco chama de ecologia integral. As preocupações ecológicas do papa vieram à luz com a Encíclica Laudato Si sobre o cuidado da casa comum. A encíclica foi assinada por Francisco no dia 24 de maio de 2015 e publicada em 18 de junho do mesmo ano. No texto o pontífice propõe o caminho da conversão ecológica que "comporta deixar emergir", nas relações com o mundo que nos rodeia, "todas as consequências do encontro com Jesus".

Em sua mensagem de hoje, mostrada na Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa agradeceu ao dicastério, que organizou o Ano Laudato Sì, e a todos que aceitaram a “missão de reconstruir a nossa casa comum”.

“Há muito tempo esta casa que nos hospeda sofre com feridas que causamos por causa de uma atitude predatória, que nos faz sentir como soberanos do planeta e dos seus recursos e nos autoriza a um uso irresponsável dos bens que Deus nos deu. Hoje, essas feridas se manifestam dramaticamente em uma crise ecológica sem precedentes, que afeta o solo, o ar, a água e, em geral, o ecossistema em que os seres humanos vivem”, disse o pontífice.

A Plataforma Laudato Sì será “um itinerário de sete anos no qual nossas comunidades se empenharão de diferentes maneiras para se tornarem plenamente sustentáveis, no espírito da ecologia integral”, disse Francisco. Neste trajeto as reflexões serão guiadas “pelos sete objetivos do Laudato si'”, que indicarão “o rumo enquanto perseguimos a visão da ecologia integral: a resposta ao grito da Terra, a resposta ao grito dos pobres, a economia ecológica, a adoção de um estilo de vida simples, a educação ecológica, a espiritualidade ecológica e o compromisso comunitário”.

“Todos podemos colaborar”, disse Francisco, “cada um com a sua cultura e experiência, cada um com as suas iniciativas e capacidades, para que a nossa Mãe Terra recupere a sua beleza original e a criação volte a brilhar segundo o desígnio de Deus”.

A plataforma Laudato Sì promoverá “uma nova abordagem ecológica que transforme a nossa forma de habitar o mundo, os nossos estilos de vida, a nossa relação com os recursos da Terra e, em geral, a nossa forma de ver o ser humano e de viver a vida”.

“Uma ecologia humana integral, que envolve não só as questões ambientais, mas também o homem como um todo, torna-se capaz de ouvir o clamor dos pobres e ser fermento para uma nova sociedade”, disse.

Neste sentido, o papa chama a atenção para a “grande responsabilidade” com as gerações futuras, afirmando que “nosso egoísmo, nossa indiferença e nossa irresponsabilidade ameaçam seu futuro". “Das mãos de Deus recebemos um jardim; Não podemos deixar para os nossos filhos um deserto”, disse o papa.

Confira também: