Um manuscrito em aramaico com 26 páginas de texto e ilustrações da crucifição de Jesus foi apreendido pela polícia da Turquia em Kirikkale, a 80 quilômetros a leste da capital Ancara, na semana passada. Uma quadrilha de contrabandistas tentava vender a Bíblia por US$ 13 milhões.

A Bíblia, escrita em couro de gazela, não tem datação precisa. O mais antigo manuscrito em couro da Bíblia data do século IV, depois de Cristo. De acordo com o canal de notícias estatal turco TRT Haber, as equipes de combate ao crime organizado do Comando da Gendarmaria Provincial tinham informações de que três suspeitos estavam procurando compradores para vender a peça histórica. A polícia encontrou a relíquia ao revistar os carros dos membros da quadrilha.

Enquanto a investigação iniciada pelo procurador geral de Kirikkale continua, a Bíblia está sob custódia.

O Novo Testamento foi escrito em grego. Aramaico é uma língua semita da Síria que os judeus usavam como língua do dia a dia depois do exílio na Babilônia, no século VI a.C.

Segundo relatório de 7 de dezembro de 2020 da International Christian Concern e da Middle East Concern, organizações internacionais de defesa de cristãos perseguidos, a população cristã na Turquia não ultrapassa os 0,2%, com aproximadamente 160 mil habitantes de um total de mais de 75 milhões.

No país, 90% são muçulmanos e, segundo o relatório, os cristãos e sua história são marginalizados e perseguidos.

Confira também: