O padre Omar Sánchez Portillo, secretário-geral da Cáritas Lurín, no Peru, criticou o cardeal Pedro Barreto por ter dito que a camisa da seleção peruana de futebol é “sagrada”. Barreto disse isso por causa de um vídeo com jogadores de futebol vestidos com a camisa da seleção pedindo aos peruanos para votar pela democracia e pela liberdade. Os jogadores não mencionaram o nome do candidato Pedro Castillo, do partido marxista-leninista Perú Libre, favorito no segundo turno da eleição, em 6 de junho.

“Eu considero isso um uso político que deve ser condenado”, disse o cardeal Barreto a uma rádio. “Cada cidadão tem a liberdade de expressar a sua posição política”, mas “não com a camisa sagrada do Peru como emblema”.

“Não, senhor cardeal Barreto”, escreveu o padre Omar Sánchez, “o uniforme não é sagrado. Sagrados são os sacramentos, sagrada é a Igreja, sagrada é a doutrina da Igreja”.

O cardeal Barreto pediu, na mesma entrevista, “não divulgar tanto” um áudio com declarações de Guillermo Bermejo, parlamentar eleito pelo partido Perú Libre. No áudio, Bermejo afirma: “somos socialistas e nosso caminho para uma nova Constituição é um primeiro passo. E se tomarmos o poder, não vamos deixá-lo. Com todo o respeito que vocês e suas babaquices democráticas merecem”. Segundo o cardeal, a difusão da fala do futuro deputado gera “divisão”.

O Ministério Público do Peru está pedindo 20 anos de prisão para Guillermo Bermejo por “participar e filiar-se aos remanescentes da organização terrorista Sendero Luminoso”, que durante os anos 1980 e início dos 1990 causou pelo menos 31 mortes no Peru.

Perú Libre é um partido que se autodefine como marxista, leninista e mariateguista. Marxista por causa do filósofo alemão Karl Marx, idealizador do comunismo, lene , se refere ao pensamento de Karl Marx, conhecido como o pai do comunismo, enquanto o leninismo é uma forma de comunismo desenvolvida pelo ditador soviético Vladimir Lenin.inista por causa de Vladimir Lênin, líder da revolução russa de 1917. O mariateguismo é o pensamento do escritor peruano Carlos Mariátegui, fundador do Partido Socialista Peruano, que depois passou a ser chamado de Partido Comunista Peruano.

O próprio Pedro Castillo foi acusado de ter ligações com o grupo terrorista. Carlos Basombrío, ex-ministro do Interior, declarou em março deste ano que a Direção Contra o Terrorismo da Polícia Nacional do Peru considera que “há evidências documentadas” da proximidade de Castillo com o Movimento pela Anistia e os Direitos Fundamentais, tido como braço político do Sendero Luminoso.

Confira também: