Às 17h –hora de Roma– os padres sinodais se recolheram na Basílica de São Pedro para realizar o ato mais emblemático do Sínodo dos Bispos: um ato de Adoração eucarística à qual assistiu o Papa Bento XVI.

Recolhidos diante do altar da Confissão na Basílica vaticana, os mais de 250 participantes do Sínodo dos Bispos que termina no próximo sábado, participaram da Exposição, Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Do emotivo evento, no que se intercalaram cantos solenes, reflexões bíblicas e prolongadas momentos de silêncio, participaram também membros da Cúria vaticana e centenas de fiéis da diocese de Roma.

Conforme explicou a Sala de Imprensa da Santa Sé, "com a adoração eucarística no dia em que se celebra a memória litúrgica de Santo Ignácio de Antióquia, testemunha dos primeiros cristãos, Bispos e fiéis confessam que no mistério eucarístico está presente a carne de Cristo nosso Salvador".

O ato foi presidido pelo Cardeal Francis Arinze, Presidente Delegado da XI Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.