Os organizadores do 52º Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste, Hungria, esperam que o papa Francisco possa encerrar pessoalmente o evento que deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiado para setembro de 2021 por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19.

Em uma entevista coletiva realizada no dia 13 de maio, os organizadores disseram que o evento se encontra na última fase de preparação, tendo em conta que o contágio está diminuindo na Europa e o número de vacinados contra covid-19 cresce.

A expectativa é que o papa celebre a missa de encerramento, no dia 12 de setembro na praça dos Heróis, um dos locais mais emblemáticos da capital húngara. Se o papa viajar à Hungria, será o segundo pontífice que “terá participado de um congresso eucarístico internacional em 21 anos”, explicaram os organizadores.

O Congresso, que espera a participação de fiéis dos cinco continentes, será inaugurado no dia 5 de setembro em cerimônia que contará com um coral de mil cantores. Será uma missa da qual participarão crianças de escolas católicas que receberão a Primeira Comunhão.

Entre os participantes do congresso estarão o arcebispo de Cebu, Filipinas, Dom José Palma, e o arcebispo de Seul, na Coreia do Sul, cardeal Andrew Yeom Soo-jung, o primeiro líder católico a cruzar a fronteira com a Coreia do Norte, como bispo, em maio de 2014.

Estarão presentes também o prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Robert Sarah, e o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, “que sobreviveu a dois assaltos à mão armada nas ruas”. Também é esperada a presença do patriarca iraquiano, cardeal Louis Raphael Sako.

O congresso oferecerá diversos painéis de discussão, catequeses, eventos culturais, encontros juvenis, e outras atividades.

O cardeal Péter Erdő, arcebispo de Esztergom-Budapeste, celebrará missa no dia 11 de setembro, na praça Kossuth, antes de uma procissão à luz de velas que seguirá até a praça dos Heróis.

Da missa de encerramento, para a qual o papa Francisco é esperado, participarão a orquestra da Ópera Húngara com 120 membros e um grande coral com mais de dois mil cantores provenientes de toda a Hungria.

Haverá também pontos de informação em diferentes lugares de Budapeste com voluntários que ajudarão os participantes. Os organizadores também garantem a acessibilidade e informam que haverá intérpretes de linguagem de sinais.

Mais informações aqui.

Confira também: