O papa Francisco doou recursos para a reforma de um centro para atender moradores de rua na arquidiocese de Manaus (AM), inaugurado na sexta-feira, 14 de maio.

O Centro de Acolhida do Povo da Rua Dom Sergio Eduardo Castriani funciona na Igreja Nossa Senhora dos Remédios e recebeu este nome em homenagem ao arcebispo emérito de Manaus, que morreu em março deste ano e foi precursor da Pastoral do Povo da Rua na arquidiocese.

Durante a inauguração, o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, agradeceu ao papa pela colaboração, bem como aos agentes pastorais e voluntários que trabalharam no projeto. O arcebispo também descerrou a placa do espaço, juntamente com Marisa Ferreira Campos, catadora de material reciclável.

“O Povo da Rua agradece ao Papa Francisco os recursos para este espaço de acolhida”, lê-se na placa.

Para o arcebispo este espaço deve ser local de acolhimento. “Para que todas as pessoas que não têm casa, possam se sentir em casa”, disse, segundo Vatican News. Além disso, pediu que seja um local onde as pessoas encontrem “um lugar para conversar, um lugar para serem ouvidas”.

O centro de acolhida conta com atendimento social e tem também uma cozinha para o preparo de refeições, banheiro com seis chuveiros, armários e lavanderias. De acordo com a arquidiocese, os serviços serão destinados exclusivamente à população em situação de rua do centro de Manaus.

Confira também: