O Santuário de Fátima em Portugal acolheu a maratona do terço pelo fim da pandemia hoje, 13 de maio. Instituída pelo papa Francisco, a maratona dura até o fim do mês de maio conduzida a cada dia por um santuário diferente do mundo. A inteção do terço rezado em Fátima foi “todos os presos, suas famílias e todos os voluntários das prisões”.

A iniciativa reuniu centenas de pessoas na Capelinha das Aparições e foi presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, cardeal António Marto.

“Ao Santuário de Fátima foi pedido que fizesse esta oração no dia 13 de maio, para nós tão significativo e este ano particularmente significativo, porque comemoramos dois aniversários”, disse o bispo.

“Primeiro, o aniversário de 75 anos da coroação da imagem de Nossa Senhora, venerada na Capelinha das Aparições, no 13 de maio de 1946 logo após o final da Segunda Guerra Mundial”.

“O Papa Pio XII enviou o seu legado, Cardeal Masella para coroar esta imagem com o título de Rainha da Paz e do Mundo. Um título cheio de beleza e de riqueza porque encerra em si o coração da mensagem de Fátima: a Paz para o mundo inteiro”, disse dom Marto.

O santuário também recordou neste 13 de maio a  memória do “40º aniversário do atentado contra a vida do Santo Padre, Papa São João Paulo II, na Praça de São Pedro, ao qual ele sobreviveu”, disse o bispo.

Dom Marto encorajou os presentes a viver a “transformação dos corações e da vida pessoal, familiar, social e dos povos”, para assim alcançar a paz.     

No final do evento, o cardeal se dirigiu à Virgem de Fátima pedindo “que esta dura provação termine e se abra para todos um horizonte de esperança e paz”, e que Nossa Senhora interceda junto de Jesus “pelas famílias dos doentes e das vítimas”, e dos que “estão na linha de frente, arriscando suas vidas” para cuidar dos doentes.

O próximo santuário a acolher a maratona do terço será o de Nossa Senhora da Saúde, em Vailankanni, na Índia, onde se rezará pelos “cientistas e institutos de pesquisa médica”

Confira: