A Ascensão do Senhor nos convida a olhar "além das coisas terrenas" e nos lembra da missão que Cristo nos confiou na terra disse o papa Francisco, no dia 12 de maio, durante a Audiência Geral realizada no pátio de São Dâmaso, dentro do Vaticano, com a participação de cerca de 400 pessoas.

A solenidade da Ascensão é celebrada na Santa Sé na quinta-feira quarenta dias depois da Páscoa, o que, neste ano, caiu no dia 13 de maio. Em muitos lugares do mundo, porém, os bispos mudam a data ara o domingo seguinte.

A ascensão, disse Francisco “dirige nosso olhar para o alto, para além das coisas terrenas. Ao mesmo tempo, lembra-nos da missão que o Senhor nos confiou aqui na terra. Que o Espírito Santo nos guie no bom combate que devemos combater”, disse o papa na saudação aos fiéis de língua alemã.

O papa acrescentou que o mistério da Ascensão “juntamente com a efusão do Espírito no Pentecostes, imprime e transmite para sempre à missão da Igreja o seu delineamento mais íntimo: o de ser obra do Espírito Santo, e não consequência das nossas reflexões e intenções.” Portanto, concluiu, “esse é o traço que pode tornar fecunda a missão e preservá-la de qualquer suposta autossuficiência”.

Em 2020, o Santo Padre escreveu em uma mensagem que a Ascensão do Senhor “comemora a despedida de Jesus dos seus discípulos e deste mundo” e acrescentou que “antes de partir, Jesus disse aos seus discípulos que havia de lhes mandar o Espírito, o Consolador. E de igual modo deixou entregue ao Espírito também a obra apostólica da Igreja ao longo da história até ao seu retorno”.

Confira também: