O governo de Macau, região autônoma da China, emitiu dois tipos de selos inspirados em Nossa Senhora de Fátima, para honrar a devoção a Maria perto da celebração da Festa de Nossa Senhora de Fátima.

A Direção dos Serviços Postais e Telecomunicações da ex-colônia portuguesa vai colocar em circulação no dia 13 de maio dois selos com imagens da tradicional procissão de Nossa Senhora de Fátima, em Macau.

 

Os selos foram desenhados por Helena Man In e terão o valor de 31 e 50 centavos de dólar.

De acordo com UCA News, a Igreja de Macau elogiou a decisão do governo “como um reconhecimento do importante papel da Igreja no enriquecimento da sociedade e da cultura” na região autônoma.

A Associação Cultural Católica de Macau disse num comunicado que a Festa de Nossa Senhora de Fátima em Macau foi celebrada pela primeira vez em 1929, graças ao trabalho pastoral dos padres jesuítas António Roliz e António Maria Alves.

“A primeira procissão de Nossa Senhora de Fátima saiu da igreja de São Domingos, marchou até a catedral, passou pela praça do Senado e por fim voltou para a igreja de São Domingos. Durante a procissão, os fiéis rezaram o terço e cantaram canções marianas”, disse.

A partir dessa data, a imagem de Nossa Senhora percorre as ruas todos os anos. Em 1930, foi acrescentada a oração de uma novena, que inicialmente era recitada apenas em português. A devoção passou a ser bilíngue em 1978 e agora é realizada em chinês e português.

“Durante a Segunda Guerra Mundial, a procissão continuou ininterruptamente e mais pessoas se juntaram para rezar pela paz”, afirmou a associação.

Esta procissão tornou-se um símbolo da diocese de Macau e em 2019 entrou na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial de Macau.

“Nossa Senhora pede ao mundo que se reze o terço diariamente pelo arrependimento dos pecadores e pela paz no mundo”, ressaltou a associação.

Devido às medidas de combage à pandemia de covid-19, a procissão foi suspensa pela primeira vez na história em 2020. A previsão é que este ano seja realizada com capacidade reduzida para evitar infecções por coronavírus.

UCA News informou que os católicos de Macau são cerca de 30 mil na região autônoma, que se divide em nove paróquias. O Pew Research Center destacou que 80% da população de Macau é budista e 7% cristã. O esto da população compreende judeus, muçulmanos e outros.

Confira também: