A paróquia de Nossa Senhora do Trânsito, em Madri, Espanha, recuperou dois cálices e uma bíblia de Jerusalém que foram roubados há sete anos. A Polícia resgatou os objetos depois que um dos paroquianos os encontrou no perfil de um aplicativo de compra e venda de usados.

O roubo ocorreu no dia 7 de julho de 2014. Segundo explicou o padre Antonio Fernández, pároco de Nossa Senhora do Trânsito, na denúncia apresentada à polícia nesse mesmo dia, os ladrões “entraram na paróquia sem forçar as portas e reviraram a sacristia buscando claramente estas peças; foram com este objetivo”.

Após 7 anos sem notícias, um dos fiéis da paróquia de Nossa Senhora do Trânsito que estava mobiliando a sua casa e procurava alguns objetos usados, encontrou-os num aplicativo popular de compra e venda. O ladrão colocou à venda os dois cálices e a bíblia e na descrição dos objetos especificou que se tratava de uma “bíblia vintage” e muito durável, e seu preço era de 2.500 euros, enquanto pedia 1.300 euros por cada cálice, “sem negociação”.

A arquidiocese de Madri afirmou que os cálices estão esculpidos em ouro com incrustações de pedras semipreciosas. Um dos cálices é especialmente valioso porque "foi feito para a celebração das bodas de ouro sacerdotal do ex-pároco, padre Vicente Alberruche, conhecido no bairro já que esteve aqui por 27 anos".

As capas da bíblia são feitas de ouro e prata e também contêm pedras semipreciosas. A arquidiocese destaca que esta bíblia “é usada especialmente na liturgia da Páscoa, bem como em um dos ritos especiais dos membros do Caminho Neocatecumenal, do qual existem nove comunidades na paróquia.

O padre Fernández especificou que tanto os cálices como as bíblias “foram desenhados por Kiko Argüello, iniciador do Caminho Neocatecumenal, e têm muito simbolismo”.

A capa da bíblia mostra a crucificação do Senhor e tem doze pérolas que representam os doze apóstolos. Na contracapa está esculpido o Cordeiro sentado com o livro da vida, tal como representado no livro do Apocalipse, em um típico estilo de arte bizantina.

Além disso, em um dos cálices se podem ver “reminiscências góticas”, porque segundo destacou o pároco da arquidiocese de Madri, “vendo este cálice e o que resta do tesouro visigótico de Toledo, a sua inspiração é clara”.

Padre Fernández expressou sua alegria por ter recuperado esses objetos sagrados que já havia dado por perdidos.

Atualmente as peças foram enviadas para a ourivesaria para sua restauração porque “algumas das pedras soltaram, e o interior dos cálices está muito deteriorado”.

Confira também: