O Papa Francisco recordou o beato Rosário Livatino ao final da oração do Regina Coeli deste domingo, 9 de maio. O juiz Livatino foi morto pela Máfia italiana em 21 de setembro de 1990 quando tinha 38 anos e foi beatificado neste domingo na cidade siciliana de Agrigento.

“Hoje, em Agrigento, foi beatificado Rosário Angelo Livatino, mártir da justiça e da fé. No seu serviço à comunidade como juiz integérrimo, que nunca se deixou corromper, esforçou-se por julgar não para condenar, mas para redimir. O seu trabalho sempre o colocou ‘sob a proteção de Deus’; por essa razão tornou-se testemunha do Evangelho até à morte heroica. Que o seu exemplo seja para todos, especialmente para os magistrados, um incentivo para serem defensores leais da legalidade e da liberdade”, disse o Santo Padre.

Rosário Livatino foi beatificado numa cerimônia realizada na catedral de Agrigento, na Sicília, presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro.

Durante a cerimônia, o cardeal Semeraro leu a disposição do Papa Francisco, que promulgou o decreto reconhecendo o martírio de Livatino por ódio à fé, em 22 de dezembro de 2020.

“Acolhendo o desejo do cardeal Francesco Montenegro, e de muitos outros irmãos no episcopado e de muitos fiéis, concedemos que o venerável Rosário Livatino, leigo e mártir que no serviço à justiça foi testemunha credível do Evangelho, a partir de agora possa ser chamado beato”, lê-se na disposição do pontífice.

A data da beatificação não foi escolhida por acaso, mas tem um enorme significado na luta contra a máfia. Em 9 de maio de 1992, o papa São João Paulo II, na cidade de Agrigento, fez seu famoso discurso contra a máfia: “Deus disse uma vez: não matarás. Nenhum homem, ninguém, nenhuma organização humana, Máfia, pode mudar ou pisar neste direito santíssimo de Deus”.

Em sua homilia, o cardeal Semeraro destacou uma palavra do juiz Livatino que descreve o papel do juiz: “A palavra é credibilidade”.

“A independência do juiz está na sua credibilidade que realiza conquistas através do seu trabalho e das suas decisões, e em cada momento da sua atividade”, disse.

A relíquia da camisa ensanguentada do novo beato esteve presente na cerimônia. A data da festa do beato Rosário Livatino será celebrada será 29 de outubro.

Confira também: