Mais de 50 pessoas morreram no sábado em uma série de explosões em uma escola feminina em um bairro pobre de Cabul, no Afeganistão, e ao menos 100 ficaram feridas. O Papa Francisco condenou o ataque e pediu orações pelas vítimas.

“E rezemos também pelas vítimas do atentado terrorista que teve lugar ontem em Cabul: uma ação desumana que atingiu muitas meninas que estavam saindo da escola. Rezemos por cada uma delas e pelas suas famílias. E que Deus conceda a paz ao Afeganistão”, foi o apelo do Papa.

As vítimas das explosões são todas civis, muitas delas meninas que saíam da escola e suas famílias. Além disso, muitas pessoas estavam naquele momento fazendo compras para preparar a festa do final do Ramadã, por isso o bairro estava cheio de gente.

Nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelo atentado. O governo acusou os rebeldes do Talibã, extremistas islâmicos que controlaram o país até 2003 e tentam retomar o poder.

O talibã negou responsabilidade, condenou o ataque e acusou os serviços secretos.

O ataque ocorre no momento em que as forças da OTAN, lideradas pelos Estados Unidos, se preparam para concluir a retirada das tropas internacionais do Afeganistão 20 anos após o início da guerra.

O governo do Afeganistão e os talibãs, que controlam grandes áreas do país, especialmente territórios rurais, estão negociando para alcançar a estabilidade no país e evitar uma nova guerra civil quando as tropas internacionais concluírem a retirada.

Neste momento, as negociações estão interrompidas, apesar de, em 29 de fevereiro de 2020, ter sido assinado em Doha um acordo entre os talibãs e os Estados Unidos. As ofensivas de outros grupos terroristas como o Estado Islâmico e a Al Qaeda agravaram a situação, por isso ambas as partes, o governo e os talibãs, estão tentando chegar a um acordo mínimo que ofereça uma certa estabilidade.

Confira também: