No topo de Montemaria, nas Filipinas, está a maior imagem da Virgem Maria do mundo, uma construção de quase 100 metros que foi concluída para a celebração dos 500 anos de evangelização do país, apesar dos obstáculos próprios da pandemia.

O monumento dedicado à Mãe de Deus está localizado em Montemaria, um centro de peregrinação localizado na província de Batangas, e que foi construído como um “símbolo de unidade e paz na Ásia e no mundo inteiro”.

Em seu site, o centro de peregrinação Montemaria afirmou que a estátua, que leva o nome de "Mãe de toda a Ásia - Torre da Paz", mede 98,15 metros de altura do chão até a cruz que fica na parte superior da coroa da Virgem. Uma coroa de 12 estrelas "representa os 12 apóstolos de Jesus Cristo".

O monumento é maior que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que mede 38 metros, e que a Estátua da Liberdade em Nova York, de 93 metros de altura. É a nona estátua mais alta do mundo.

“Sua altura equivale a um prédio de 33 andares, um número que representa os anos de vida de nosso Senhor Jesus na terra”, acrescentou o centro de peregrinação.

A construção é, também, a única estátua habitável do mundo, com uma área de 12 mil metros quadrados. No momento a ára habitável está fechado devido às restrições contra a pandemia de coronavírus.

O monumento foi criado pelo escultor filipino Eduardo de los Santos Castrillo, que começou a trabalhar no projeto em 2008. “A construção da Torre da Paz começou em 2013 e foi concluída em 2021 a tempo para a celebração dos 500 anos da evangelização das Filipinas”, que foi comemorado no dia 14 de março, informou Montemaria.

Confira também: