Grupos homossexuais pediram ao Chefe de Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que dê "um empurrãozinho" na agenda homossexual entre os mandatários da América Latina que participam da atual Cúpula Ibero-americana.

Em uma coletiva de imprensa, o presidente da Associação internacional de Lésbicas e Gays (ILGA), Kursad Kahramanoglu, indicou que o tema homossexual está estagnado na América Latina. "Por isso é tão importante o empurrão da Espanha. A América Latina está aberta à mudança e a Espanha pode facilitar".

Kahramanoglu pediu ao mandatário espanhol que informe a seus similares latino-americanos sobre as reformas legais –como o "casamento homossexual– que introduziu na Espanha e exigiu que o governo entregue recursos econômicos aos países latino-americanos para que impulsionem mudanças similares.

Por sua vez, a delegada da Federação Estatal de Lésbicas, Gays e Transexuais (FELGT), Silvia Jaén, considerou que a Espanha é agora "um referente para o resto do mundo. Existe a idéia de que se a Espanha conseguiu, o resto também pode fazê-lo".

A Cúpula Ibero-americana se celebra até manhã em Salamanca.