Um padre chegou ao local do acidente no metrô da Cidade do México na noite de 3 de maio e deu a absolvição geral às vítimas.

Padre Juan Ortiz, pároco da Imaculada Conceição, do povoado de Zapotitlán, relatou que conseguiu chegar ao local do acidente da Linha 12 do Metrô da Cidade do México: “Cheguei o mais perto que pude, numa distância segura, rezei pelos mortos, pelos feridos e dei a absolvição geral”.

A Igreja Católica permite que os padres concedam absolvição geral aos fiéis que estejam em "perigo de morte, e não haja tempo para um ou mais sacerdotes poderem ouvir a confissão de cada um dos penitentes”.

Entrevistado pelo semanário Desde la Fe, da arquidiocese do México, padre Ortiz lembrou que “estava pagando” em um supermercado próximo “quando faltou luz duas vezes. Terminei de pagar e, quando saí, a rua já estava fechada e com presença de patrulhas”.

"Nem cinco minutos se passaram quando me deparei com a cena", disse ele, acrescentando que "vi como eles tiravam os mortos em macas".

No dia 3 de maio, por volta das 22h20 locais (20 h de Brasília), uma ponte que suportava a linha 12 do Metrô da Cidade do México desabou e causou a queda de dois vagões.

O acidente ocorreu perto da estação "Olivos" do metrô, na zona leste da Cidade do México.

Ao menos 24 pessoas morreram e 79 ficaram feridas, enquanto as autoridades, incluindo o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, ofereceram uma investigação a fundo sobre as causas do acidente.

Dom Andrés Vargas Peña, bispo de Xochimilco, Tláhuac e Milpa Alta, expressou sua oração e solidariedade pelos mortos, feridos e seus familiares.

Ele também ofereceu a santa missa pelas vítimas no dia 4 de maio e pediu aos fiéis que rezem pelas vítimas.

Padre Ortiz lembrou que depois do acidente de 3 de maio, “todos estavam desesperados com a impotência de saber que havia pessoas presas ali... era muito chocante”.

O padre mexicano lamentou que o acidente poderia ter sido evitado, visto que os habitantes da região já haviam informado sobre danos na estrutura do metrô desde os tremores de terra que atingiram o México em 2017.

A arquidiocese primaz do México celebrou a santa missa na noite de 4 de maio e ofereceu pelas vítimas do acidente do metrô da Cidade do México.

Confira também: