Duas igrejas históricas da Europa foram atingidas por incêndios entre a noite de segunda-feira, dia 3, e a madrugada de hoje, dia 4.

Na Espanha, a igreja de Santa Marina em Balboa, em León, sofreu um incêndio, aparentemente acidental.

A igreja de Santa Marina de Balboa é uma construção em estilo românico que data do XII, embora tenha passado por muitas construções posteriores. Desde 1993 ela é oficialmente um Bem de Interesse Cultural.

Há pouco mais de uma década o retábulo maior da igreja de nave única foi restaurado a um custo de 120 mil euros. Ela é a principal obra de arte de Santa Marina de Balboa e foi a parte mais afetada pelo fogo.

O incêndio parece ter começado por volta das 05h. Uma vez no local, os bombeiros forçaram a porta principal da igreja para apagar o incêndio, que atingiu principalmente a parte esquerda do retábulo maior.

 

O prefeito de Balboa, Juan José López, explicou que embora aguardem o laudo dos peritos da Guarda Civil, a origem do incêndio pode estar na cera de uma das velas que ficou acesa, ou em um curto-circuito originado em uma de suas paredes.

O retábulo maior foi a área mais afetada, mas durante a extinção do incêndio os bombeiros usaram o mínimo de água possível para evitar maiores danos e ventilaram a nave para limpar os estragos causados ​​pela fumaça, segundo o jornal local Leonoticias.com .

O prefeito informou ainda que técnicos do Patrimônio Cultural vão chegar à cidade para avaliar os danos causados ​​e elaborar um laudo para a posterior restauração do retábulo.

França

A igreja de São Pedro e São Paulo na cidade de Lille, França, sofreu um grave incêndio na noite de 3 de maio. A origem do fogo ainda é desconhecida.

O fogo começou às 20h locais (1h da manhã em Brasília). Mais de 50 bombeiros conseguiram controlar o incêndio por volta da meia-noite.

Segundo o arcebispo de Lille, dom Laurent Ulrich, o fogo começou na sacristia, que estava “bem fechada” desde o final da tarde. Ainda não se saiba se o incêndio foi acidental ou provocado.

A igreja de São Pedro e São Paulo, que data do século XIX, esteve fechada grande parte do ano passado para restauração e foi reaberta ao culto em setembro. Muito danificada durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, a igreja foi reconstruída na década de 1950.

Confira também:

 

Mais em