A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) destacou num comunicado o trabalho realizado no "Encontro nacional dos responsáveis ​​pela proteção dos menores", no qual participam mais de 300 pessoas, entre bispos, sacerdotes, religiosas e leigos.

O Encontro nacional de responsáveis ​​pela proteção de menores teve início no dia 20 de abril deste ano e terminará no dia 1º de junho.

O evento ocorre de forma virtual e, segundo a CEM, visa fortalecer as comissões diocesanas e religiosas de proteção de menores.

O Conselho Nacional de Proteção de Menores, sob a direção de dom Alfonso Miranda Guardiola, secretário-geral da CEM, informou que já existem mais de 80 dioceses mexicanas que se comprometeram a estabelecer uma equipe interdisciplinar para trabalhar na prevenção e resposta a casos de abusos de menores.

Outras quatro congregações religiosas seguiram um caminho semelhante.

A CEM destacou no seu comunicado que “é importante fornecer aos responsáveis ​​materiais para o seu bom funcionamento e incentivar a formação de mais equipes ou comissões”.

“Este evento era um sonho que a Igreja católica mexicana tinha desde o ano retrasado, no entanto, por causa da pandemia teve de ser adiado” lamentou o episcopado.

Os bispos do México concluíram sua mensagem confiando "a Deus nosso Senhor e a Maria Santíssima, seus filhos, os menores e os mais vulneráveis ​​e os que mais precisam de seu amor e proteção".

Confira também: