O Santuário Mariano de Jasna Góra, em Czestochowa, Polônia, agradeceu por ser sede da oração do terço no dia 3 de maio, como parte da maratona de oração pelo fim da pandemia convocada pelo Papa Francisco.

Ao começar o mês de Maria, o Papa Francisco inaugurou a maratona de oração do terço pelo fim da pandemia, que acontecerá ao longo do mês de maio e da qual participarão 30 santuários de todo o mundo.

Num comunicado, o prior de Jasna Góra, padre Samuel Pacholski, disse: “nos sentimos honrados e privilegiados por participar desta maratona de orações”. Padre Pacholski destacou que, durante a recitação do terço, foram lembrados especialmente os países nos quais a situação da pandemia é mais difícil do que na Polônia.

A diretora da assessoria de imprensa de Jasna Góra, Izabela Tyras, disse que o santuário mariano é, há seis séculos, um lugar onde a Virgem é venerada como “padroeira e defensora da nação polonesa”.

A oração do terço coincide com a festa instituída pelos bispos poloneses pela independência do país após a Primeira Guerra Mundial.

“O dia 3 de maio é o dia em que os poloneses expressam sua fé na proteção especial de Deus, que experimentaram e experimentam por meio da Mãe de Deus”, disse.

A imagem da Virgem de Czestochowa, também conhecida como “A Virgem Negra”, conserva-se no santuário de Jasna Góra.

A Polônia consagrou-se à Virgem Maria em Jasna Gora em diferentes momentos de dificuldade: diante da ameaça bolchevique em 1920, em 1946 logo depois da Segunda Guerra Mundial diante da ameaça do comunismo, nos 300 anos dos votos do rei Leopoldo em 1956 e 10 anos depois em 1966.

Em 1979, o papa São João Paulo II, durante a sua primeira viagem apostólica à sua terra natal, confiou a Polônia a Nossa Senhora no santuário de Jasna Gora. Além disso, em 1991, convidou os jovens a irem ao santuário durante a VI Jornada Mundial da Juventude.

Por ocasião dos 1050 anos do batismo da Polônia, em 3 de maio de 2016, o presidente da conferência episcopal da polonesa fez novo ato de consagração da nação a Nossa Senhora.

Tyras afirmou que, em 2016, o Papa Francisco visitou o santuário e destacou que o Santo Padre reiterou repetidamente a sua unidade com o lugar, que ficou claro quando incluiu o santuário na rota da maratona de oração.

O padre Pacholski disse que responde “com entusiasmo a esta iniciativa de oração papal. Ao longo do mês de maio, continuaremos a rezar o terço, implorando o fim da pandemia”.

Os padres do santuário prepararam para esta ocasião uma vela especial do tamanho do círio pascal, que decoraram com "o emblema papal e a imagem de Nossa Senhora de Jasna Góra".

O terço foi rezado em cinco idiomas, como uma súplica pelo fim da pandemia no mundo.

Confira também: