Na próxima quinta-feira, 6 de maio, 34 novos recrutas da Guarda Suíça Pontifícia prestarão juramento em cerimônia que acontecerá no pátio de São Dâmaso do palácio Apostólico, no Vaticano.

Os 34 novos guardas suíços irão jurar sobre a bandeira do comandante a fidelidade eterna ao papa Francisco e seus legítimos sucessores, expressando sua devoção, lealdade e vontade absoluta de servir ao sucessor de Pedro.

A fórmula do juramento é a seguinte: “Juro servir com fidelidade, lealdade e honra o Pontífice reinante e seus legítimos sucessores, dedicar-me a eles com todas as minhas forças, sacrificando se necessário minha vida em sua defesa. Assumo os mesmos deveres para o Colégio dos Cardeais durante a vacância da Sé Apostólica. Prometo também ao comandante e a outros superiores respeito, fidelidade e obediência. Assim eu juro, que Deus e nossos santos padroeiros me ajudem”.

A cerimônia acontecerá às 17h de Roma (22 hs de Brasília). Na manhã de 6 de maio, às 7h30 (12h30 de Brasília), os novos recrutas participarão da santa missa celebrada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do papa, no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro.

O juramento contará com a presença de dom Edgar Peña Parra como representante do papa. Os recrutas usarão uniforme de gala incluindo a armadura usada durante as bênçãos papais Urbi et Orbi no Natal e na Páscoa.

Devido à situação sanitária da pandemia do coronavírus, o número de pessoas será limitado. Participarão apenas os pais, irmãos e irmãs dos guardas que farão o juramento, famílias dos guardas ativos e alguns representantes da Suíça.

Por outro lado, na véspera da quarta-feira, 5 de maio, às 17h15, na Praça dos Protomártires Romanos, será depositada uma coroa em memória da morte heroica dos 147 soldados suíços que caíram em defesa do Papa Clemente VII durante o “Saque de Roma”, em 1527.

A Guarda Suíça foi fundada em 1506 pela vontade do Papa Júlio II. Sua missão é a proteção do pontífice. Hoje esse exército, o menor e mais antigo do mundo, é comandado pelo coronel Christoph Graf.

A Guarda Suíça se encarrega de vigiar os acessos ao território do Vaticano, desempenha tarefas de manutenção da ordem e do protocolo durante as cerimônias papais e recepções de Estado.

Pode-se acompanhar a cerimônia de juramento dos 34 novos guardas suíços AQUI.

Confira também: