Líderes de igrejas da Nigéria acautelaram seus equivalentes muçulmanos contra provocações a cristãos dizendo que isso é “pescar em águas turvas.”

Numa declaração de 27 de abril, os líderes cristãos reunidos na Associação Cristã da Nigéria (CAN) na sigla em inglês, que inclui a Igreja Católica, dizem: “É mais do que tempo de avisar alguns líderes muçulmanos do país para pararem de pescar em águas turvas com objetivo de provocar cristãos com quem partilham vizinhança. Isso tem que parar.”

“Estamos preocupados e desapontados com as atividades de alguns extremistas islâmicos no país cujo passatempo é provocar crises religiosas e violência e jogar o país, já intranquilo como resultado de sérias preocupações de segurança, em completa confusão,” diz a declaração.

“No país todo há atitudes sendo tomadas por alguns líderes muçulmanos para provocar o ódio dos cristãos e a CAN tem trabalhado nos bastidores para erradicar tais ações no nascedouro”, diz o documento assinado por Joseph Bade Daramola, secretário-geral da CAN.

Entre as situações provocadoras que os representantes da CAN sublinham está o impasse na diocese do estado de Kwara, na diocese de Ilorin, onde ainda “se está tentando debelar a violência ocasionada pela ordem do governador às escolas missionárias para autorizar o uso de hijab pelas alunas muçulmanas”.

“As escolas islâmicas permitirão que mulheres católicas ou cristãs que são alunas usem hábitos para ir à escola?” perguntam os líderes cristãos em sua declaração conjunta.

Além disso, diz a CAN, no mesmo estado “alguns extremistas construíram a Mesquita Central Ummul Khair e o Centro Islâmico ao lado da casa do bispo católico e do secretariado (da diocese de Ilorin) principalmente para tentar os cristãos amantes da paz a uma crise religiosa.”

O imã Abubakar Ali-Agan, da mesquita central, e o Gerente Geral, autoridade de planejamento do estado de Kwara, alegam que havia um entendimento entre o bispo católico de Ilorin e os proprietários da mesquita antes de ela ser construída, o que os líderes da CAN dizem ser falso.

“Não é segredo que nenhuma religião tem o monopóio da violência, portanto, os lideres cristãos continuam a alertar, sempre, os fiéis cristãos contra ações provocadoras contra outras religiões ou líderes onde quer que vivam, como Jesus Cristo nos ensinou”, concluem os líderes cristãos.

Confira também: