A beatificação na Venezuela de José Gregorio Hernández Cisneros, conhecido como o "médico dos pobres", fortalece e encoraja os católicos em meio à crise humanitária e os inspira a trabalhar por um país reconciliado e mais solidário, afirmaram organizações de leigos venezuelanos.

No dia 30 de abril, o Servo de Deus José Gregorio Hernández Cisneros será beatificado às 10h, hora da Venezuela (11hs de Brasília) no templo do colégio La Salle, em Caracas, na zona da cidade onde o médico realizou grande parte de seu trabalho.

Em 26 de abril, a diretoria do Conselho Nacional de Leigos da Venezuela (CNL) e a Comissão do Ano do Laicato Venezuelano (CNL) enviaram uma declaração à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, para expressar sua alegria pela notícia, e afirmaram que o fato de o beato ser um “leigo como você e eu” fornece inspiração para imitar as suas virtudes.

Ele é o "primeiro leigo venezuelano a ser elevado aos altares e um exemplo de fé, oração, humildade, retidão, caridade, cidadania, desejos de superação e amor pela Venezuela", disseram.

“Esta boa notícia chega em um momento muito difícil para o nosso país, com uma crise humanitária complexa, que é agravada com a pandemia da Covid-19 e com desesperança e incerteza em muitos de nossos compatriotas. Diante de tantas adversidades, essa boa notícia fortalece, encoraja e conforta”, acrescentaram.

Os leigos lembraram que o futuro beato “enfrentou muitas dificuldades durante sua vida, inclusive, a pandemia da chamada Gripe Espanhola de 1918, que causou a morte de muitos venezuelanos. No entanto, ele nunca perdeu o ânimo em sua ânsia de servir ao Senhor entregando-se aos outros.

Nesse sentido, agradeceram a Deus pela sua "misericórdia eterna", pois a beatificação será no Tempo Pascal. Além disso, incentivaram os leigos de todas as partes do país a imitá-lo, para que juntos "possamos ser 'leigos construtores da paz em busca da santidade e do bem comum'"

“Neste Ano do Laicato Venezuelano, aspiramos que o coração de cada um seja animado por uma figura tão exemplar e que vivamos como autênticos discípulos dando testemunho diário da ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador”, afirmaram.

“[Deus], ​​ajuda-nos a renovar a fé desta nação consagrada ao Santíssimo Sacramento e a compreender a dignidade do batismo que nos purificou e nos compromete com o próximo. Inspira-nos para que nos entreguemos com frequência ao Espírito Santo que nos regenerou e para que possamos experimentar que pelo sangue de Cristo somos redimidos”, acrescentaram.

Finalmente, os leigos pediram que “este ato extraordinário, esperado por todos os venezuelanos durante décadas, seja uma inspiração e um compromisso definitivo para trabalhar por uma Venezuela reconciliada, na solidariedade, onde seja possível resgatar a dignidade humana e a cultura da justiça e da paz".

“Maria de Coromoto, padroeira da Venezuela, que por sua eficaz intercessão alcancemos de Teu Filho a graça de permanecer unidos em um só coração, uma mesma fé e um mesmo espírito de solidariedade! Que assim seja!”, concluíram.

Confira também: