A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse na terça-feira que o presidente dos EUA, Joe Biden, "discorda respeitosamente" dos bispos católicos sobre a pesquisa com tecidos de bebês abortados financiada com fundos federais.

Na coletiva de imprensa da Casa Branca nesta terça-feira, 27 de abril, Owen Jensen, da EWTN News Nightly, perguntou à secretária de imprensa Jen Psaki sobre a recente decisão do governo de remover as restrições à pesquisa de tecido fetal financiada com fundos federais.

"Como sabem, a administração acaba de retirar a proibição de que pesquisadores utilizem tecido fetal de abortos voluntários”, disse Jensen.

Em seguida, citou uma declaração da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) na qual qualificaram como “profundamente ofensiva” a decisão de suspender a proibição e permitir a pesquisa financiada pelos contribuintes.

“Eu acho que a Casa Branca discorda respeitosamente. E acreditamos que é importante investir em ciência e buscar oportunidades para curar doenças, e acho que é isso que esperamos alcançar”, disse Psaki em resposta.

Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) anunciaram em 16 de abril que estavam revertendo as restrições impostas a pesquisas, financiadas com fundos federais, que utilizem tecido e órgãos de bebês abortados.

Ao revogar as políticas do presidente Donald Trump, os NIH mais uma vez permitiriam a pesquisa com tecido fetal em suas instalações. Além disso, afirmaram que não exigiriam mais que os pesquisadores de fora do NIH que buscam fundos federais, apresentem primeiro as propostas de pesquisa com tecido fetal a um comitê de ética federal.

Algumas outras restrições, como requisitos de consentimento informado e proibições da venda ilegal de tecido fetal, permanecem em vigor.

Em 2019, o governo Trump declarou uma moratória sobre a pesquisa de tecido fetal nas instalações dos NIH. Também estabeleceu um comitê de ética federal para revisar as propostas de pesquisa financiadas com fundos do governo federal em instalações externas.

Em resposta, o presidente do Comitê de Atividades Pró-Vida da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), dom Joseph F. Naumann, condenou a decisão em 19 de abril.

“Os corpos das crianças assassinadas por aborto merecem o mesmo respeito que o de qualquer outra pessoa. Nosso governo não tem o direito de tratar as vítimas inocentes do aborto como uma mercadoria que pode ser coletada em busca de partes do corpo que serão utilizadas em pesquisas”, afirmou.

“Não é ético promover e subsidiar pesquisas que podem levar a legitimar a violência do aborto”, disse dom Naumann, acrescentando que também é “profundamente ofensivo para milhões de americanos que o dinheiro de nossos impostos seja usado para pesquisas que colaborem com uma indústria construída no base da morte de inocentes”.

Confira também: