O Papa Francisco determinou hoje que o Venerável Servo de Deus José Gregorio Hernández Cisneros seja nomeado co-patrono do Ciclo de Estudos das Ciências da Paz na Pontifícia Universidade Lateranense.  José Gregório Hernández será beatificado em Caracas, Venezuela, nesta sexta-feira, 30 de abril.

Em sua decisão, o pontífice aceitou o pedido do Cardeal Baltazar Porras, administrador apostólico da Arquidiocese de Caracas, e do reitor da Pontifícia Universidade Lateranense, Vincenzo Buonomo.

O ciclo de estudos foi instituído pelo próprio pontífice na Pontifícia Universidade Lateranense em 2018, por meio da Carta do Desejo de Paz. Sediada na diocese de Roma, a universidade tem o apelido de “Universidade do Papa”. O futuro Beato José Gregorio Hernández, “o médico dos pobres”, compartilhará o patrocínio desse ciclo com o Beato Giovanni dela Pace, frei Franciscano que viveu em Pisa, Itália, no século XIII e dedicou-se à caridade e à oração.

O Ciclo de Estudos em Ciências da Paz foi instituído "como um itinerário acadêmico no qual os campos teológico, filosófico, jurídico, econômico e social se unem de acordo com os critérios de inter e transdisciplinaridade", como o próprio Papa Francisco explicou na ocasião.

A cerimônia de beatificação do “médico dos pobres” será às 10hs locais (11hs de Brasília), na igreja do Colégio La Salle em Caracas, na área onde o futuro Beato realizou parte de seu trabalho e será presidida pelo Núncio Apostólico na Venezuela, Dom Aldo Giordano.

Entre os participantes estará Yaxury Solorzano, a menina que, por intercessão do Venerável José Gregorio Hernández, foi milagrosamente curada de ferimentos graves causados por um tiro na cabeça. O disparo ocorreu em uma tentativa de roubo em março de 2017.

A comissão teológica da Congregação para as Causas dos Santos no Vaticano aprovou por unanimidade o milagre atribuído ao venerável José Gregorio Hernández no dia 27 de abril de 2020 e que foi reconhecido pelo Papa Francisco em junho do mesmo ano.

Confira também: