O Bispo emérito de Ruy Barbosa (BA), Dom André de Witte, morreu no domingo, 25de abril, vítima de choque séptico e celulite infecciosa, em um hospital de Salvador, onde estava internado desde sábado.

Em nota, a Diocese baiana informou que, “após um breve sofrimento em um leito de hospital, retornou à casa do Pai, neste Domingo do Bom Pastor”. “Toda a família diocesana, bispos, padres, diáconos, leigos e leigas, também seus familiares na Bélgica, nos juntamos ao coro daqueles que com gratidão suplicam ao Bom Pastor que com seu cajado o conduza as verdes pastagens que ele é merecedor”, completou.

Nesta segunda-feira, o corpo do prelado foi transladado de Salvador para Ruy Barbosa e será sepultado, por volta das 15h, na cripta da Catedral de Santo Antônio.

Nascido na Bélgica em 31 de dezembro de 1944, ingressou no seminário interdiocesano Colégio para América Latina, em 1962, tendo estudado Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 6 de julho de 1968 e chegou ao Brasil em 12 de fevereiro de 1976, para trabalhar na Diocese de Alagoinhas (BA).

Em 8 de junho de 1994, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo da Diocese de Ruy Barbosa, tendo recebido a ordenação episcopal em 28 de agosto do mesmo ano e adotado o lema episcopal “Cristo Sempre”.

Esteve à frente da diocese de baiana até 15 de abril de 2020, quando o Papa Francisco aceitou o seu pedido de renúncia após ter completado 75 anos.

Como bispo, Dom André de Witte foi presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). No Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Em 2015, foi eleito vice-presidente e, em 2018, presidente nacional da CPT. Na CNBB, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora e integrava a Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral.

Confira também: