O Papa Francisco rezou em 25 de abril pelas pessoas afetadas pela erupção do vulcão La Soufrière na ilha de São Vicente, no arquipélago caribenho de São Vicente e Granadinas, que causou a evacuação de mais de 20 mil pessoas.

“Expresso a minha proximidade à população das Ilhas de São Vicente e Granadinas, onde uma erupção vulcânica vem causando sérios danos e dificuldades”, disse o Santo Padre após conduzir a oração do Regina Coeli perante os fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Neste sentido, o Pontífice acrescentou: “Asseguro a minha oração e abençoo quantos prestam socorro e assistência.”

A erupção do vulcão La Soufrière na ilha de São Vicente, pertencente ao arquipélago caribenho de São Vicente e Granadinas, obrigou a evacuação de mais de 20 mil pessoas desde o último dia 10 de abril, além de causar a interrupção de serviços básicos como a água ou luz.

Em um recente telegrama do Vaticano assinado pelo Secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, o Santo Padre expressou sua "proximidade espiritual a todas as pessoas atingidas" pela recente erupção do vulcão La Soufrière e expressou sua solidariedade aos "muitos deslocados que tiveram que deixar suas casas e buscar refúgio diante dos efeitos do desastre”.

“Rezando em particular pelo pessoal de emergência e voluntários que prestam assistência, Sua Santidade encomenda o povo de São Vicente e Granadinas à providência amorosa de Deus Todo-Poderoso”, afirmou o telegrama.

As ilhas de São Vicente e Granadinas estão à beira de uma grave crise humanitária devido aos efeitos da erupção vulcânica. O desastre prejudicou a economia local e, inclusive, está causando problemas no abastecimento de alimentos, o que poderia desencadear uma crise alimentar.

Confira também: