O Papa Francisco rezou pelas vítimas do incêndio em um hospital de Bagdá (Iraque), que matou pelo menos 82 pessoas e feriu mais de 100.

O Santo Padre rezou por eles neste domingo, 25 de abril, no final da oração do Regina Coeli, diante de centenas de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

“Também estou próximo das vítimas do incêndio num hospital para doentes de Covid, em Bagdá. Oitenta e duas pessoas morreram até agora. Rezemos por todos”, disse o Papa.

O incêndio na capital iraquiana ocorreu na noite de sábado, 24 de abril, no hospital Ibn al-Khatib. Segundo a mídia local, entre os pacientes mortos, muitos estavam em terapia intensiva conectados a respiradores e outros morreram asfixiados pela fumaça.

Por sua vez, o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa Al Khademi, solicitou uma investigação sobre este "crime" para determinar a responsabilidade por toda "negligência" e declarou três dias de luto nacional.

De acordo com o Ministério da Saúde local, o número total de pessoas que morreram com Covid-19 é de 15.217, para mais de 102.500 infectadas.

Sem citar fontes, Vatican News afirmou que o Iraque "é o país árabe mais atingido pela pandemia", já que recentemente ultrapassou um milhão de infecções.

O Papa Francisco visitou o Iraque por três dias em março de 2021 "como um peregrino" em meio a uma Igreja martirizada e um povo que sofreu décadas de guerra e violência.

No primeiro dia de viagem, o Papa encontrou-se na catedral católica síria de Nossa Senhora da Salvação com bispos, padres, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas.

Diante deles, recordou os 48 mortos e 70 feridos no atentado terrorista contra esta catedral ocorrido em 31 de outubro de 2010. “Que a recordação do sacrifício dos mártires nos inspire a renovar a nossa confiança na força da Cruz”, disse o Papa nessa ocasião.

Um dos eventos mais significativos da presença do papa no Iraque foi a celebração da missa de rito caldeu, também no sábado, 6 de março, na Catedral Caldéia de São José, em Bagdá.

O momento mais emblemático da viagem, porém, foi a oração do domingo, 7 de março, pelas vítimas da guerra na Praça das Quatro Igrejas na cidade de Mossul. Mossul, a principal cidade da planície de Nínive e de grande importância para os cristãos iraquianos, foi destruída durante a ocupação do Estado Islâmico entre 2014 e 2017.

Os eventos presididos pelo Papa Francisco culminaram com a celebração de uma missa massiva no estádio de Erbil, capital do Curdistão iraquiano, região que deu refúgio aos cristãos que fugiram do Estado Islâmico.

Confira também: