Um casal católico, cuja história ficou conhecida há 5 anos por conseguir pagar a educação universitária de seus 14 filhos sem dívidas, lançou um livro com conselhos financeiros.

Sam e Rob Fatzinger são os autores do livro “A Catholic Guide to Spending Less and Living More: Advice from a debt-free family of 16” (Um guia católico para gastar menos e viver mais: conselhos de uma família de 16 membros sem dívidas). Embora vivam em Bowie, Maryland, uma das cidades mais caras dos Estados Unidos, eles nunca contraíram dívidas.

Em declarações à EWTN Pro-Life Weekly de 2017, Rob Fatzinger disse que, num contexto em que o padrão era endividar-se com cartões de crédito e compras sem entrada, sua família chamava a atenção por viver sem dívidas.

Para ele, era um fenômeno cultural, pois além de pagar o financiamento imobiliário em menos de 13 anos, seus filhos estudaram na universidade sem precisar de empréstimos. Ele explicou que por dois anos frequentaram a universidade comunitária, que custava "metade do preço" em comparação com outros centros de estudo; depois, foram transferidos para uma escola do Esado, que nos EUA é paga, para fazer o bacharelado.

Em uma entrevista de 15 de abril, Sam Fatzinger disse à EWTN Pro-Life Weekly que a responsabilidade financeira faz parte de ser cristão.

“Acho que como cristãos esquecemos que é nossa responsabilidade financeira lembrar-nos de dar o dízimo e de ser bons administradores de nosso dinheiro”, disse a mãe de 14 filhos. “E devemos lembrar: 'Seja feita a vossa vontade'. Qualquer coisa que o Senhor quer que faça, é possível fazer quando se tem liberdade financeira”, acrescentou.

“Detesto quando as pessoas me dizem: 'Oh, adoraríamos ter outro filho, mas estamos endividados'”, disse Sam, acrescentando que escreveu o livro com o marido para ajudar os jovens a enfrentar com sucesso as suas responsabilidades financeiras e, assim, contribuir para o pleno desenvolvimento de suas vocações.

O objetivo é orientar outros jovens católicos que poderiam estar começando o seu casamento com dívidas, e também aqueles que estão tentando pagar dívidas de empréstimos estudantis para ingressar na vida religiosa.

Qual é o segredo da família?

Os Fatzingers recomendam aos jovens casais três passos fundamentais para apoiar o matrimônio: a comunicação, o pagamento de dívidas e a poupança para emergências.

“Os problemas econômicos são muito difíceis para os casamentos, por isso exorto as pessoas a falarem, inclusive antes do casamento, sobre os seus valores”, destacou Sam.

O casal contou que começou o casamento vivendo com um salário, enquanto economizavam o outro. Assim, quando tivessem filhos e Sam deixasse de trabalhar, já estariam acostumados a viver com apenas um salário.

Rob recomendou acabar com todas as dívidas e economizar. “Pague qualquer dívida - dívidas não hipotecárias, especialmente dívidas com juros altos - pague carros, motocicletas, brinquedos. Livre-se disso”, afirmou ele. Também "guarde para os dias difíceis, porque isso vai acontecer", acrescentou.

Ele explicou que durante a vida matrimonial acontecerão gastos inesperados como consertos do carro, contas do hospital. Então, leve em consideração que os casais podem experimentar menos estresse se têm um fundo de emergência em mãos.

Por fim, os esposos convidaram os casais jovens a basearem o seu plano na confiança em Deus.

"‘Confie e prepare-se’. Confie que Deus tem um plano para você e não lhe pedirá mais do que pode suportar. Mas não se limite a sentar e esperar para poder se preparar”, disse Rob.

“Portanto, trabalhe duro, seja qual for o trabalho que puder, economize dinheiro e encontre maneiras de reduzir gastos. Use o seu dinheiro de maneira inteligente para estar preparado para os dias difíceis”, concluiu.

Confira também:

Mais em