As obras-primas dos Museus Vaticanos, os grandes segredos de suas valiosas coleções, à disposição de todos.

Esse é o objetivo da “Celata Pulchritudo”, uma série de vídeos preparada pelos Museus Vaticanos que permitirá ao público ter acesso on-line a histórias e anedotas pouco conhecidas, obras inéditas para o público em geral e alguns locais inacessíveis de grande beleza.

Em 20 de abril, Vatican News divulgou o primeiro episódio da série, um vídeo breve, de pouco mais de 5 minutos, que explica a história de “O Torso Belvedere”, uma obra pouco conhecida dos Museus Vaticanos, mas que teve imensa influência em grandes artistas como Michelangelo, que, de fato, era conhecido como o "discípulo do Torso".

A série "Celata Pulchritudo" oferecerá "um percurso narrativo que ocorrerá mensalmente ao longo de um ano por meio de duas versões em vídeo: uma de estilo narrativo, acompanhada por um artigo descritivo, outra mais breve destinada ao público das redes sociais”, explica um comunicado de imprensa dos Museus Vaticanos.

Os vídeos mostrarão "das fontes de inspiração dos grandes mestres como Michelangelo ou Raffaello, ao fascínio e ao mistério das antigas civilizações pré-cristãs".

"Dos bastidores do Museu, considerado por gerações de artistas como ‘a escola do mundo’, ao patrimônio de saber, pesquisa, manutenção e restauração que chegou até nós através dos séculos."

Este projeto "será uma forma de oferecer um novo olhar sobre os Museus Vaticanos" que foram fechados nos últimos meses "em conformidade com os regulamentos atuais sobre a pandemia da Covid-19".

Durante este período de fechamento, com reabertura ocasional quando as condições da pandemia o permitiram, os Museus Vaticanos "não pararam", apesar das dificuldades de continuar a oferecer seus conteúdos aos cidadãos.

Em todo momento durante a pandemia, afirma o comunicado, os Museus tentaram continuar respondendo "à sua vocação de lugar vivo".

Os vídeos estarão acessíveis no site e nos perfis das redes sociais dos Museus Vaticanos e Vatican News.

Para ver o primeiro vídeo da série, clique AQUI.

Confira também: