O Cardeal Sebastião Koto Khoarai, o primeiro bispo do Lesoto a fazer parte do colégio cardinalício morreu neste sábado, 17 de abril, aos 91 anos. O Papa Francisco, ao saber da notícia, enviou um telegrama de condolências, publicado hoje pela Sala Stampa do Vaticano.

Dom Sebastian Koto Khoarai, que foi o primeiro bispo da diocese de Mohalès Hoek, no Lesoto nasceu em 11 de setembro de 1929 na localidade de Koaling, diocese de Leribe, então colônia britânica de Basutoland.

Segundo relato o portal Vatican News, o futuro cardeal teve que esperar onze anos antes de receber o Batismo. Era 12 de dezembro de 1940, e na igreja de São Paulo em Butha-Buthe o jovem Sebastião recebeu o Sacramento, enquanto as primeiras sementes da vocação religiosa já amadureciam nele.

Ingressou na Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada, em 5 de janeiro de 1950 foi admitido no noviço e em 6 de janeiro de 1951 emitiu a profissão religiosa. Dois dias depois de receber a ordenação sacerdotal em 21 de dezembro de 1956, ele fez um gesto simbólico administrando o batismo ao seu próprio pai.

Em 10 de novembro de 1977, Paulo VI elegeu-o o primeiro bispo da recém-erigida sede episcopal de Mohale's Hoek.

Foi presidente da Conferência Dos Bispos do Lesoto e graças também à sua ação, combinada com a de outros confrades, a Igreja Católica tornou-se a primeira instituição de ensino do país.

Em maio de 2006, após 36 anos, apresentou sua renúncia devido aos limites de idade, mas permaneceu a serviço da Igreja como administrador apostólico até 11 de fevereiro de 2014.

O Papa Francisco criou-o Cardeal no Consistório de 19 de novembro de 2016, mas por razões de saúde ele não pôde comparecer à cerimônia no Vaticano. Em 21 de janeiro de 2017 ele recebeu no Lesoto das mãos do Núncio Apostólico, Dom Peter Bryan Wells, o barrete vermelho de cardeal, o anel e o título.

Com a sua morte o Colégio cardinalício é agora composto por 224 cardeais, dos quais 126 são eleitores e 98 não-eleitores.

Por sua parte, o Santo Padre enviou um telegrama de pêsames pela morte do cardeal africano, endereçado ao atual bispo diocesano de Mohale's Hoek, Dom John J. Tlhomola publicado hoje pelo Vaticano:

“Ao receber com tristeza a notícia da morte do cardeal Sebastião Koto khoarai, eu estendo minhas sinceras condolências a S. Exa e ao clero, religiosos e leigos da diocese de Mohale's hoek. Com Gratidão pelo testemunho do Cardeal Khoarai de uma vida consagrada como Oblato de Maria Imaculada, seu compromisso de longa data com o Promoção de vocações para o sacerdócio e sua dedicação ao Apostolado educacional da igreja no Lesoto, eu de bom grado uno-me a vós, rezando para que nosso pai celestial possa conceder-lhe a recompensa de seus incansáveis trabalhos e receber sua nobre alma na alegria de seu eterno Reino.

A todos os que lamentam a morte do falecido cardeal na esperança certa da ressurreição eu concedo cordialmente a minha bênção apostólica como penhor de consolo e paz em Jesus Cristo nosso Salvador.

Confira: