O cardeal Robert Sarah escreveu uma mensagem de apoio ao pároco, ao vigário e aos fiéis da igreja Sainte-Eugène-Sainte-Cécile de Paris, padre Marc Guelfucci, e ao padre Gabriel Grodziski. O arcebispo de Paris anunciou, na quinta-feira, dia 7, um processo canônico, contra o padre por supostamente ter se recusado a seguir as medidas da diocese contra a Covid-19 durante a Vigília Pascal celebrada na forma extraordinária do rito romano.

A decisão do arcebispo Michel Aupetit de abrir processos dentro da lei canônica tornou-se pública um dia depois da polícia de Paris ter aberto uma investigação formal contra a paróquia por "colocar em risco a vida dos demais".

Em sua mensagem, que foi lida aos fiéis da igreja Sainte-Eugène-Sainte-Cécile de Paris no Domingo da Oitava da Páscoa, o cardeal Sarah manifesta sua solidariedade e incentiva o pároco e o padre a ter “coragem e confiança inabalável em Deus na Luz da Páscoa que celebramos com alegria neste tempo.”

 

A seguir a íntegra da mensagem do cardeal

“Caro senhor pároco,

“Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho se espalharão” (Mt 26,31), disse Jesus na noite da Quinta-feira Santa, citando o profeta Zacarias: “Golpeie o pastor e espalhe as ovelhas” ( 13, 7). Essa frase da Sagrada Escritura me veio espontaneamente à mente  quando li os muitos artigos e relatos sobre a Vigília Pascal deste ano na Igreja de Saint-Eugène-Sainte-Cécile em Paris. Desejo expressar-lhe, assim como ao Padre Gabriel Grodziski, o meu apoio e a minha compaixão nesta provação que o toca como pároco e, portanto, pastor das almas, pedindo-lhe a gentileza de transmitir aos paroquianos da igreja de Saint- Eugène-Sainte-Cécile, a certeza da minha oração muito fervorosa, em particular no altar do Santo Sacrifício da Missa. Recordo com alegria e ação de graças a minha tão bem-sucedida visita em março de 2015, que me permitiu apreciar a acolhida de uma comunidade paroquial cujo fervor me tocou.

Abençoo-vos a todos de todo o coração ao confiar-vos a Nossa Senhora da Consolação e a São José, o Protetor da Igreja universal neste ano que lhe é consagrado.

Coragem e confiança inabalável em Deus na Luz da Páscoa que celebramos com alegria neste tempo. Meus mais cordiais sentimentos em Cristo Ressuscitado, com a certeza da minha oração por seu ministério sacerdotal em Saint-Eugène-Sainte Cécile.

Robert Cardeal Sarah”