Morreu aos 99 anos o príncipe Philip da Inglaterra na tarde desta quarta-feira, 9. O marido da Rainha Elizabeth II havia estado um mês internado no hospital após uma cirurgia cardíaca e faleceu no Palácio de Windsor. O Cardeal Vincent Nichols, presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e país de Gales enviou da parte dos prelados suas condolências à família real afirmando que ele “foi um exemplo de lealdade e cumprimento alegre do dever”.

Philip Mountbatten era príncipe da Grécia e da Dinamarca, Nasceu na ilha de Corfu, grécia, e foi batizado na Igreja Greco-Ortodoxa. Converteu-se ao anglicanismo para se casar com a Rainha Elizabeth em 1947, após ter servido a marinha britânica na II Guerra Mundial. Com o casamento, recebeu o título de Duque de Edinburgoe Príncipe Consorte.

"Neste momento de tristeza e perda, rezo pelo repouso da alma do Príncipe Philip, esposo fiel e leal da Rainha. Rezo pela Rainha e por toda a Família Real”, disse o Cardeal Arcebispo de Westminster em comunicado enviado à Casa Real em nome da Conferência Episcopal Britânica.

"O quanto sentiremos falta da presença e do caráter do Príncipe Philip, tão cheio de vida e vigor”, disse Dom Vincent Nichols.  “Que ele descanse em paz”, conclui o texto do Arcebispo.

A Ordem de Malta na Grã-Bretanha também expressou seus pêsames pela morte do príncipe, escrevendo no Twitter: "A Ordem de Malta na Grã-Bretanha se une às orações de pessoas em todo o Reino Unido e a Commonwealth pelo repouso da alma do Duque de Edimburgo."

O príncipe Philip esteve pela última vez no Vaticano com a Rainha Elizabeth em 3 de abril de 2014. Durante uma reunião com o Papa Francisco, ele presenteou o Pontífice com um cesto que incluía uma garrafa de whisky Balmoral, feito especialmente para a família real britânica.

Philip faria cem anos em junho e foi o homem mais longevo da história da realeza na Inglaterra.

Confira também: