O Observatório Astronômico do Vaticano lançou um novo site como parte de sua missão de mostrar ao mundo a contribuição da Igreja Católica para a ciência e a pesquisa científica.

Junto com o site, que contém milhares de recursos sobre fé e ciência, o Observatório do Vaticano também lançou um podcast para explorar "as maravilhas do universo de Deus" por meio das explicações de astrônomos e especialistas.

O diretor do Observatório Vaticano, o padre jesuíta Guy Consolmagno, afirmou à Catholic News Agency, agência em inglês do Grupo ACI, que o antigo site "quase nunca foi visitado".

“A missão do Observatório Vaticano, articulada pelo Papa Leão XIII em 1981, é mostrar ao mundo que a Igreja apoia a ciência. E embora tenhamos feito um bom trabalho no campo científico, creio que tivemos menos sucesso na hora de nos mostrar ao mundo”, afirmou Consolmagno.

Criado em 1582, o Observatório do Vaticano é um dos observatórios astronômicos ativos mais antigos do mundo.

Ao longo de sua história, mudou de sede em várias ocasiões: primeiro nos telhados da igreja de Santo Inácio em Roma, depois dentro dos muros do Vaticano e, finalmente, nas vilas pontifícias de Castel Gandolfo, a poucos quilômetros de Roma, onde fica sua sede atual, ao lado da residência de verão dos pontífices.

No entanto, a poluição luminosa na área metropolitana de Roma obrigou, desde 1993, a realizar as observações astronômicas do Telescópio de Tecnologia Avançada do Vaticano (VATT) situado no Monte Graham, Arizona (Estados Unidos).

A partir desse centro de observação, o Observatório do Vaticano realiza suas pesquisas em colaboração com a Universidade do Arizona.

Consolmagno afirmou que o novo site foi elaborado ao longo de mais de um ano, depois de receber um financiamento no início do verão de 2020: “Estivemos trabalhando praticamente a tempo completo no site”.

O astrônomo e padre explicou que muitas vezes, quando fala com as pessoas, muitas nunca tinham ouvido falar da existência de um observatório do Vaticano. “A mensagem que podemos oferecer ao público em geral pode ser muito mais detalhada” com o novo site.

“Mas, francamente, o simples conhecimento de que existimos, um observatório astronômico moderno apoiado pelo Vaticano (e por doações à nossa Fundação), diz tudo o que é necessário dizer”, concluiu o padre Consolmagno.

Publicado originalmente em CNA.

Confira também: