Na 15º Congregação Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia que se celebra no Vaticano, o Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica "Shalom", o leigo brasileiro Moyses Louro de Azevedo Filho, assegurou que a melhor resposta ao fenômeno da secularização é "apresentar Cristo com audácia".

"Um dos frutos mais importantes da Eucaristia que temos que cultivar é a ‘Parresia’, que no Novo Testamento assume o significado de audácia no anúncio de Cristo", disse Moysés aos 239 padres sinodais reunidos na Sala do Sínodo.

Antes de enfatizar que em sua comunidade "descobriram que a melhor resposta ao desafio da secularização é apresentar Cristo com audácia", o fundador do "Shalom" compartilhou a surpreendente experiência de evangelização empreendida por sua comunidade neste ano durante o período de Carnaval no Brasil, que reuniu "100 mil jovens em profundo silêncio de adoração diante da presença real de Jesus na Eucaristia". "Era impressionante ver o que muitos consideram impossível", reconheceu Azevedo.

"Foi um prelúdio de Colônia. Foi ainda mais impressionante constatar os frutos desta e de outras ações similares: muitas conversões, um grande numero de confissões, compromisso na Igreja, uma volta à participação da Missa, um despertar de vocações sacerdotais e o amor e o serviço aos pobres", explicou o auditor durante sua intervenção.