O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 6, o vídeo com a intenção de oração do Papa Francisco deste mês de abril, no qual ele pede para rezar por “aqueles que arriscam suas vidas lutando pelos direitos fundamentais em ditaduras, regimes autoritários e inclusive em democracias em crise, para que seu sacrifício e trabalho deem frutos abundantes”.

No vídeo, o Santo Padre destaca que “defender os direitos humanos fundamentais requer coragem e determinação” e acrescentou “refiro-me a opor-se ativamente à pobreza, à desigualdade, à falta de trabalho, de terra, de habitação, de direitos sociais e trabalhistas”.

“Lembrem-se que muitas vezes os direitos humanos fundamentais não são iguais para todos. Há pessoas de primeira, de segunda, de terceira e de descarte. Não. Têm que ser iguais para todos”, adverte o Papa.

Nesse sentido, o Pontífice indica que “em alguns lugares, defender a dignidade das pessoas pode significar ir para a prisão, inclusive sem julgamento. Ou pode significar a calúnia".

“Cada ser humano tem direito a desenvolver-se integralmente, e esse direito básico não pode ser negado por nenhum país”, enfatiza o Papa.

Por isso, o Santo Padre nos encoraja a rezar por “aqueles que arriscam suas vidas lutando pelos direitos fundamentais em ditaduras, em regimes autoritários e mesmo em democracias em crise, para que seu sacrifício e trabalho deem frutos abundantes”.

 

Esta edição do vídeo do Papa sobre os direitos fundamentais divulgado neste mês de abril conta com o apoio da Missão Permanente de Observação da Santa Sé junto às Nações Unidas (ONU), com sede em Nova York (Estados Unidos) e que atualmente é dirigida pelo observador permanente e núncio apostólico, Dom Gabrielle Caccia.

A Missão Permanente de Observação da Santa Sé junto à ONU foi instituída por São Paulo VI, em 6 de abril de 1964, e ajuda a realizar o trabalho diplomático multilateral da Santa Sé, tentando levar a luz da Doutrina Social Católica e da experiência concreta da Igreja Católica em todo o mundo às alegrias e esperanças, às dores e angústias do mundo de hoje.

O vídeo das intenções de oração do Pontífice é uma iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa.

Segundo informa o seu site, a Rede Mundial de Oração do Papa é uma obra pontifícia cuja missão é mobilizar os cristãos por meio da oração e da ação, diante dos desafios da humanidade e da missão da Igreja.

Confira também: