O Papa Francisco presidiu a Via-Sacra nesta Sexta-feira Santa, 2 de abril, na Praça de São Pedro que estava vazia como em 2020 por causa das restrições geradas pela pandemia de coronavírus.

Pelo segundo ano consecutivo, a Via-Sacra não ocorreu no Coliseu Romano, onde geralmente tem lugar, devido às medidas para evitar contágios de Covid-19.

Embora a Praça estivesse vazia, um pequeno grupo de fiéis participou de ambos os lados do altar que fica no átrio da Basílica. Todos usando máscaras e mantendo uma distância segura.

As meditações da Via-Sacra foram feitas por crianças de um grupo de escoteiros da região italiana da Umbria e da paróquia romana Santos Mártires de Uganda, que faz catequese “para e com pessoas portadoras de deficiências”.

Os temas das reflexões foram coisas próprias da vida cotidiana dos pequenos, como os sentimentos de tristeza ou solidão causados pela pandemia.

Com estas palavras começou a oração: “Querido Jesus! Sabeis que nós, crianças, também temos cruzes, que não são mais leves nem mais pesadas do que as dos grandes, mas são verdadeiras cruzes, que sentimos pesadas mesmo de noite. E só Vós o sabeis, tomando-as a sério. Só Vós. Só Vós sabeis como é difícil para mim aprender a não ter medo do escuro e da solidão”.

A Via-Sacra ocorreu em duas filas com várias crianças acompanhadas de religiosas, dois sacerdotes e alguns adultos. Vários dos participantes carregavam tochas durante o percurso que estava iluminado com velas colocadas no chão.

A transmissão mostrou os desenhos elaborados pelas crianças e jovens da Casa Família “Mater Divini Amoris” e da Casa Família “Tetto Casal Fattoria”.

Quatro outras crianças leram as meditações e orações.

A Via-Sacra começou em volta do obelisco que fica no centro da praça, onde foram feitas as primeiras 9 estações.

As próximas quatro estações foram feitas entre o obelisco e o átrio da Basílica.

Na 14ª estação, foi o próprio Santo Padre quem segurou a cruz durante toda a meditação.

Ao concluir a Via-Sacra, o Papa cumprimentou quatro pequenos que se aproximaram dele espontaneamente. Momentos depois, ele cumprimentou mais duas crianças e as duas religiosas que estavam com elas.

Para ler as meditações acesse AQUI.

Confira também: