O Papa Francisco não celebrou a missa da Ceia do Senhor na Basílica de São Pedro. O motivo ficou conhecido no final da tarde, quando a imprensa italiana divulgou que o Santo Padre foi ao apartamento de Angelo Becciu, ex-Prefeito para Causas dos Santos, para celebrar com ele a liturgia deste primeiro dia do Tríduo. Becciu renunciou ao cardinalato em setembro do ano passado sob graves acusações de ter cometido irregularidades financeiras.

"Foi uma linda dádiva", disse o cardeal à ACI Stampa, agência em italiano do grupo ACI, ao referir-se ao sucedido.

O ex-cardeal Angelo Becciu, que trabalhou na Secretaria de Estado e presidiu a Congregação para a Causa dos Santos, costumava receber a visita do Papa e alguns párocos de Roma para almoçar todas as Quintas-feiras Santas e, hoje, por volta das 17:30h, o Papa quis manter este costume mesmo apesar da dramática renúncia de Becciu e foi até o apartamento do prelado para celebrar com ele a Missa Coena Domini (Missa da Ceia do Senhor).

Além das as religiosas que assistem o purpurado estavam membros do movimento focolares. A informação foi avançada pelo portal oficial do Vaticano em italiano, Vatican News, que afirmou que devido ao caráter privado da visita não há confirmação oficial por parte da Santa Sé.

Recorda-se que, no último dia 24 de setembro, o Papa aceitou a renúncia do cargo de Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e os direitos relacionados ao Cardinalato, apresentada por Angelo Becciu, após seu nome estar implicado em escândalos financeiros da Santa Sé durante o período que Becciu serviu como Substituto da Secretaria de Estado.

Entre os escândalos financeiros em que está envolvido o purpurado de 72 anos, sobressaem o investimento de centenas de milhões de euros junto ao empresário italiano Rafaelle Mincione e a controversa compra de um edifício de Londres. Os escândalos são o foco de uma investigação em andamento por parte do Vaticano que deve desdobrar-se em processos civis após os fatos serem esclarecidos.

Becciu até o momento sustenta sua inocência contra todas as acusações. No momento de sua saída, ele ofereceu uma entrevista coletiva na qual afirmou que mantinha sua serenidade e renovava sua confiança no Santo Padre.

Confira também: