Colocar um altar em casa na Semana Santa pode ajudar a incentivar a piedade e a devoção católica. A arquidiocese de Sevilha, na Espanha, deu algumas recomendações para a criação de um pequeno altar em casa que “ajude a encontrar o Senhor”.

A primeira coisa a fazer é “encontrar um espaço acessível a todos os membros da família, que fique num local que convide à oração”.

No altar você pode colocar uma Bíblia, um crucifixo ou uma imagem de Cristo, uma vela ou círio e uma imagem de Nossa Senhora.

“Seguindo os tempos litúrgicos, podem ser usadas toalhas coloridas: roxas até a Quarta-Feira Santa, exceto no Domingo de Ramos, que é vermelha; na Quinta-feira Santa branca, na Sexta-Feira Santa vermelha e na Vigília Pascal branca durante os 50 dias que dura a Páscoa”, diz a publicação.

Se possível, também podem ser colocadas flores no altar. A toalha do altar pode ser roxa na Quaresma e no Advento, e verde no Tempo Comum.

A arquidiocese de Sevilha recomenda colocar “um terço, relíquias (se possível) ou imagens de santos, uma garrafinha com água benta, livros devocionais ou cadernos de oração que enriqueçam o local”.

“Um altar em casa é uma oportunidade para atuar como Igreja doméstica, especialmente aos olhos das crianças, que podem envolver-se nesta tarefa com responsabilidades adequadas à sua idade”, continua.

Isso significa que, se houver crianças em casa, elas também poderão participar da montagem do altar para rezar em família.