Em um comunicado oficial, o chefe do Departamento de Relações Eclesiásticas Externas (Decr) do Patriarcado de Moscou, o metropolita Hilarion de Volokolamsk, destacou que os ortodoxos coincidem com a posição do responsum recentemente publicado pela Santa Sé no qual se explicita que casais do mesmo sexo não podem receber uma bênção para sua convivência.

O texto do Metropolita, publicado neste 31 de março no site da Igreja Ortodoxa Russa, reitera que "as pessoas que estão em uma união homossexual não podem de forma alguma receber a bênção para viver em tal união”.  

"Pelo que sei, há um total acordo entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica sobre esta questão: a união homossexual não é aceitável porque, do ponto de vista da Igreja, é um pecado. Portanto, se dois homens ou duas mulheres vierem a um padre e pedirem a ele que lhes dê alguma forma de bênção para viver em união, tal bênção não será concedida", ressaltou o Metropolita.

Isso, porém, não exclui a possibilidade “de uma Bênção da Igreja para cada uma dessas pessoas individualmente”, frisou a autoridade ortodoxa.

“Qualquer pessoa pode recorrer a um padre para a bênção e o padre não pode recusá-la. Mas se esse homem ou mulher lhe pedir a bênção para viver em uma união homossexual, o padre se recusará”, adverte o comunicado.

Falando por parte da Igreja Ortodoxa Russa, o Metropolita de Volokolamsk afirmou que “não abençoamos o modo de vida pecaminoso, abençoamos a pessoa humana.

O comunicado da autoridade ortodoxa conclui dizendo que a sua resposta aos casais homossexuais que pedem uma bênção nupcial será: “se vocês querem se salvar, devem desistir da vida em pecado".

Confira: