O Papa Francisco rezou pelas vítimas do atentado terrorista na Indonésia, ocorrido no dia 28 de março, Domingo de Ramos, em frente à Catedral de Makassar.

“Rezemos por todas as vítimas da violência, em particular as do atentado ocorrido esta manhã na Indonésia, em frente à Catedral de Makassar”, disse o Papa durante o Ângelus no final da missa na Basílica de São Pedro.

O atentado suicida ocorreu às 9h26 (hora local) na entrada da Catedral do Sagrado Coração de Jesus de Makassar, na província oriental de Sulawalesi do Sul da Indonésia.

A polícia disse aos meios locais que a explosão ocorreu quando uma motocicleta se aproximou da entrada lateral do prédio no final da missa do Domingo de Ramos, quando os fiéis ainda estavam dentro do prédio.

Até o momento, a imprensa local informa que a explosão causou ao menos uma morte e 14 feridos.

O representante da Cúria da Arquidiocese, Pe. Frans Nipa Pr, disse em um comunicado divulgado por Asia News que os fiéis feridos pela explosão estão sendo atendidos pelo hospital local e que foram canceladas todas as celebrações previstas pelo Domingo de Ramos.

Além disso, Pe. Frans Nipa Pr descreveu que “o atentado suicida ocorreu perto da porta lateral da igreja, junto ao dispensário médico da catedral” e assinalou que o Arcebispo de Makassar, Dom John Liku 'Ada, e todos os padres que moram perto da catedral estão bem.

Por sua vez, o Presidente da Indonésia, Joko Widodo, "condenou com firmeza este ataque terrorista" e descreveu o terrorismo como "um crime contra a humanidade".

O presidente indonésio convidou os cidadãos a "manterem a calma" e fez "um apelo a todos para que lutem contra o terrorismo e o radicalismo, que são contrários aos valores religiosos".

A Indonésia tem mais de 259 milhões de habitantes, a grande maioria dos quais são muçulmanos e constituem 12,7% dos muçulmanos do mundo. Os católicos na Indonésia são pouco mais de 3% da população.

Em novembro de 2020, um grupo de terroristas muçulmanos ligados ao Estado Islâmico assassinou quatro cristãos na Indonésia, decapitando um e queimando outro vivo em sua casa.

Além disso, em maio de 2018, seis membros de uma família cometeram ataques suicidas em três igrejas, uma católica e duas protestantes, em Surabaya, a segunda maior cidade do país, matando uma dúzia de fiéis. A família pertencia ao grupo jihadista Jamaah Ansharut Daulah (Jad) e o atentado foi reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico, informou Vatican News.

Em 2016, outro terrorista atacou a Igreja Católica Santo Yosep na cidade de Medan, no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, durante a celebração da missa dominical.

Confira também: