Os católicos têm direito a receber a Confissão ali onde há sacerdotes e a encontrar os templos abertos para poder adorar ao Senhor, disse nesta segunda-feira à tarde o Cardeal Julián Herranz, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.

O Cardeal, especialista em direito canônico, lembrou que os homens "não têm direito em relação com Deus a receber a Eucaristia, precisamente porque é um ato de infinita generosidade e misericórdia. Mas uma vez que Deus doou à Igreja os sacramentos pelo bem de seu povo", todos os fiéis gozam do direito à sagrada Comunhão.

O Cardeal advertiu que muitos fiéis leigos "se lamentam de que quase nunca encontram confessores –apesar de não faltarem na paróquia–; observam abusos litúrgicos e banalidades dessacralizantes nas celebrações litúrgicas; sofrem porque –contrariamente às normas canônicas sobre o culto público– as Igrejas estão sempre fechadas quando não há celebrações comunitárias e não podem adorar o Santíssimo Sacramento".

Como a justiça consiste em dar a cada um o que lhe corresponde, pedimos à Virgem –‘Speculum iustitiae’ (Espelho de Justiça)– que nos ajude a garantir a nossos irmãos leigos o exercício de seus direitos: pelo bem de suas almas, e também pelo ímpeto apostólico de todo o povo de Deus", concluiu.