Por ocasião do início do Ano da Família Amoris Laetitia, a União Mundial das Organizações Femininas Católicas (UMOFC) está organizando webinars (encontros online) sobre a prevenção do abuso infantil na família e na escola.

A iniciativa visa "difundir métodos para prevenir as terríveis consequências do abuso sobre os membros mais vulneráveis da família: crianças e adolescentes".

Durante a reunião online, também será apresentado o volume "Como prevenir o abuso infantil na família e na escola". Uma missão para as mulheres." O prefácio deste trabalho foi escrito pela Subsecretária do Dicastério para a Lei, Família e Vida, Linda Ghisoni, que dedicará algumas palavras aos participantes do encontro.

Os autores da publicação são duas professoras especialistas sobre o assunto: María Inés Franck, da Pontifícia Universidade Católica da Argentina; e Katharina Anna Fuchs, da Pontifícia Universidade Gregoriana, que participará do webinar.

Experiências de pessoas comprometidas com a prevenção de abusos também serão apresentadas na reunião online.

O webinar oferecido em espanhol será na segunda-feira, 29 de março às 16:30.m. (horário de Roma). Para mais informações, você pode escrever um e-mail para: info@wucwo.org ou visitar seu site: www.wucwo.org.

Em um comunicado, a União Mundial das Organizações Católicas de Mulheres expressou seu compromisso de "tentar curar e evitar as feridas atuais de Jesus em seu Corpo Místico, como o abuso infantil".

Nesta lina, a presidente da UMOFC, Maria Lía Zervino, escreveu uma carta aberta ao Papa em 13 de março por ocasião de seus oito anos de pontificado, para parabenizá-lo e agradecê-lo "por tentar purificar e curar as feridas abertas da Igreja, as atrocidades dos abusos modernos e da escravidão e as violações da dignidade das mulheres".

Em 10 de janeiro de 2020, o Papa Francisco recebeu em audiência privada as autoridades da UMOFC, María Lía Zervino, Andrea Ezcurra e o Padre Gerard Whelan representando as oito milhões de mulheres membros.

Ao final desta reunião, o Santo Padre os encorajou a "seguir em frente no caminho da santidade com coragem e com loucura" e, para isso, recomendou ser como Maria Madalena "que fez a loucura de proclamar a ressurreição de Jesus aos apóstolos, mesmo que não acreditassem nele".

Confira: