Os bispos do Equador agradeceram ao Papa Francisco por escolher Quito como sede do Congresso Eucarístico Internacional de 2024.

“Com grande alegria, os bispos do Equador recebemos a notícia de que o Papa Francisco escolheu a cidade de Quito como sede do 53º Congresso Eucarístico Internacional a ser realizado em 2024”, afirmaram os bispos em um comunicado publicado em seu site em 22 de março.

“Agradecemos a Deus por esta escolha que nasce do amor que o Papa Francisco tem pelo Equador, o primeiro país latino-americano que escolheu visitar em 2015”.

“Esta escolha foi feita por proposta e iniciativa da Conferência Episcopal Equatoriana. É a primeira vez que o Equador acolhe este evento eclesial tão importante para a vida da Igreja universal”, destacam os prelados

No sábado, 20 de março, o Vaticano anunciou que Quito sediará o Congresso Eucarístico Internacional em 2024 "por ocasião do 150º aniversário da consagração daquele nobre país ao Sagrado Coração de Jesus".

O Vaticano indicou em um comunicado que “este grande encontro eclesial manifestará a fecundidade da Eucaristia para a evangelização e a renovação da fé no continente latino-americano”.

“Enquanto isso, prosseguem os preparativos para o próximo Congresso Eucarístico Internacional que se realizará em Budapeste, Hungria, de 5 a 12 de setembro de 2021”, conclui a nota.

A 52ª edição do Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste deveria ter sido realizada em setembro de 2020. No entanto, a crise de saúde causada pela pandemia do coronavírus obrigou o seu adiamento para setembro de 2021.

Os bispos explicaram em sua declaração que a Igreja no Equador determinará "as fases da preparação pastoral do Congresso Eucarístico Internacional, por meio dos Congressos Eucarísticos nacionais e diocesanos e de outras iniciativas em nível de paróquias e movimentos apostólicos".

Ao recordar que o Congresso também nos permitirá celebrar 150 anos da “consagração de nosso país ao Sagrado Coração de Jesus”, os bispos destacaram que esta “consagração faz parte do patrimônio espiritual imaterial de nossa identidade como equatorianos”.

Os bispos indicaram que um congresso eucarístico internacional "normalmente dura uma semana, culminando na ‘Statio Orbis’, que é a celebração eucarística presidida pelo Papa ou por seu Legado como uma expressão visível da comunhão da Igreja universal".

Os prelados equatorianos desejam que o congresso e os 150 anos de consagração do Equador ao Sagrado Coração de Jesus "sejam a ocasião para que possamos, mais uma vez, voltar os olhos ao Coração de Jesus".

“Convocamos desde já todos os fiéis católicos, todos os equatorianos de boa vontade, e as autoridades civis a unir nossas forças, nossa criatividade e nossos recursos para que este acontecimento seja um reflexo do melhor de nós mesmos”, concluíram.

Confira também: