O Papa Francisco prorrogou por mais um ano o mandato dos membros da Pontifícia Comissão para Tutela dos Menores, entre os quais está o cofundador da Fazenda da Esperança, Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos.

Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 na recuperação de dependentes químicos, com um método de acolhimento baseado em trabalho como processo pedagógico, convivência em família e espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

Segundo Nelson Giovanelli, a decisão de prorrogar este mandato se deu por conta de “uma realidade ligada à pandemia”, uma vez que os projetos de 2020 da Comissão precisaram ser paralisados. “Se nosso mandato terminasse em fevereiro, como previsto, iria comprometer vários projetos”, explicou à ACI Digital.

Giovanelli citou, por exemplo, um seminário com bispos e serviços diocesanos de combate ao abuso que ocorreria em 2020, mas não pôde ser realizado e, em breve, acontecerá de modo on-line.

Para o cofundador da Fazenda da Esperança, poder contribuir com o trabalho da Pontifícia Comissão para Tutela dos Menores “é um desafio e também uma alegria, porque o Papa assumiu de frente a questão dos abusos de menores, para que isso não aconteça mais em nenhum segmento social”.

“É também uma alegria porque posso contribuir com a experiência de cura das feridas que tenho aqui na Fazenda da Esperança”, indicou Nelson Giovanelli, ao acrescentar que “a grande maioria das dependências tem sua origem em dores vividas no passado”, entre as quais se encontra em alguns casos o abuso na infância.

Nesse sentido, Nelson pontuou que na Fazenda da Esperança possuem uma “experiência de cura e libertação” e, como estão presentes em mais de cem comunidades em países da Ásia, África, América e Europa, “vemos que não é apenas uma questão cultural, mas uma vivência humana”.

Para Nelson Giovanelli, a grande presença de leigos na Pontifícia Comissão é também um reflexo da ‘Carta do Papa Francisco ao Povo de Deus’, de agosto de 2018, na qual o Pontífice assinala que, “quando um membro sofre, todos sofrem com ele”.

“Na carta, o Papa convoca toda a Igreja e a sociedade a lutarem juntos contra os abusos; não apenas o clero – este em primeiro lugar –, mas todo o povo de Deus”, completou.

Webinário sobre prevenção do abuso

De acordo com Nelson Giovanelli, uma das formas de promover a prevenção dos abusos de menores é por meio de cursos, congressos. “Esses eventos ajudam na formação para uma cultura de prevenção dos abusos. Quanto mais acontecem esses eventos, menos se cria um tabu em relação ao tema”, indicou.

Por isso, afirmou que sempre que recebe um convite para participar dessas formações, aceita, pois é uma experiência e conhecimento que recebeu “gratuitamente” e, portanto, “devo retribuir”, afirmou.

“Procuro compartilhar essa realidade que tenho de dentro da Fazenda da Esperança, de escuta, cura e libertação”, acrescentou.

Um desses eventos que contará com a participação de Nelson Giovanelli será o webinário ‘A prevenção do abuso sexual’, que acontecerá no dia 15 de maio, promovido pela Associação Brasileira de Apostolado (ABA), com apoio do Centro de Pesquisa e Formação Interdisciplinar para a Proteção do Menor (CEPROME), da Diocese de Petrópolis, de Reconcliatio – Psicologia Integral e do Movimento de Vida Cristã.

Segundo explicou à ACI Digital o psicólogo José Augusto Rento Cardoso, de Reconciliatio, a realização do webinário se insere na celebração, em 18 de maio, do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Por conta desta data, “maio é um mês onde diversas iniciativas visam conscientizar a população sobre a importância do tema”, pontuou, ressaltando que “a Igreja tem um papel fundamental na conscientização e combate a esse mal, seja no âmbito eclesial, seja no âmbito civil”.

Desse modo, o webinário tem “o intuito de apresentar o que a Igreja vem fazendo e como ela se preocupa com a construção de uma cultura da prevenção”.

O evento contará com a participação de Pe. Daniel Portillo, do CEPROME, e de Nelson Giovanelli, que “abordarão respectivamente ‘Os abusos sexuais na Igreja Católica: as ações preventivas da Igreja na América Latina’ e ‘Abordagem às vítimas de Abuso Sexual e a Importância da Prevenção’”.

Posteriormente, haverá uma mesa redonda a fim de “apresentar as iniciativas e intervenções que vem sendo realizadas no Brasil”, com a Dra. Eliane De Carli, coordenadora do Núcleo Lux Mundi, e Dante Aragon e José Augusto, de Reconciliatio, que há alguns anos trabalha com o Programa de Prevenção do Abuso Sexual e Promoção de Ambientes Seguros para Crianças e Adolescentes.

O webinário é voltado para todas as pessoas que tiverem interesse na temática e será gratuito. Mais informações e inscrições podem acessadas em http://bit.ly/webinarioprevencao

Mais em

Confira também: