A cidade de Quito, capital do Equador, sediará o 53º Congresso Eucarístico Internacional em 2024, sucedendo assim a cidade de Budapeste, capital da Hungria, onde será realizada a 52ª edição deste evento de 5 a 12 de setembro de 2021.

Segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, através de um comunicado, a nomeação da Arquidiocese de Quito como sede do Congresso Eucarístico Internacional está motivada pela celebração, em 2024, do “150º aniversário da consagração daquele nobre país ao Sagrado Coração de Jesus”.

“Este grande encontro eclesial manifestará a fecundidade da Eucaristia para a evangelização e a renovação da fé no continente latino-americano”, afirma o comunicado de imprensa que conclui recordando que “enquanto isso, prosseguem os preparativos para o próximo Congresso Eucarístico Internacional que se realizará em Budapeste, Hungria, de 5 a 12 de setembro de 2021”.

A 52ª edição do Congresso Eucarístico Internacional deveria ter sido realizada em setembro de 2020. No entanto, a crise de saúde causada pela pandemia do coronavírus obrigou o seu adiamento para setembro de 2021.

Após a mudança de data, o Papa Francisco convidou a continuar os preparativos para este evento importante: “Prossigamos, espiritualmente unidos, o caminho de preparação encontrando na Eucaristia a fonte da vida e da missão da Igreja”, afirmou o Papa ao concluir a oração do Ângelus de 20 de setembro.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: