Entre a Quarta-feira de Cinzas e a Semana Santa de 2021, os bispos das Conferências Episcopais Europeias proclamaram um período de oração eucarística no qual os fiéis fazem turnos para rezar diante do Santíssimo Sacramento por todas as vítimas fatais da Covid-19 no continente europeu. Este 16 de março é a vez dos fiéis de Portugal rezarem pelos que perderam a vida durante pandemia.

“Em muitas ocasiões, os bispos da Europa uniram as suas vozes às do Papa Francisco para reiterar a proximidade da Igreja a todos aqueles que lutam por causa do coronavírus: as vítimas e as suas famílias, os doentes e os profissionais de saúde, os voluntários e todos aqueles que se encontram na linha da frente neste momento tão delicado”, afirma o comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Agora, ao longo do tempo da Quaresma, lançam uma rede de oração, uma cadeia eucarística, pelas mais de 770.000 pessoas que na Europa morreram por causa da Covid-19, a inciativa foi um apelo do Cardeal Bagnasco, Presidente do Concílio de Conferências Episcopais da Europa, na sua mensagem de lançamento desta iniciativa.

“Cada Conferência Episcopal da Europa comprometeu-se a organizar pelo menos uma Missa: será como criar uma corrente de oração, uma corrente eucarística em memória e em sufrágio de tantas pessoas. Nesta oração queremos também recordar as famílias que sofreram o luto e todos aqueles que neste momento ainda são atingidos pela doença e estão incertos sobre as suas vidas”, afrima o Cardeal Bagnasco.

Segundo a CEP, a iniciativa, que envolverá todas as Conferências Episcopais da Europa de acordo com um calendário estabelecido pelos bispos europeus, “quer oferecer um sinal de comunhão e de esperança a toda a Europa”.

A oração pelas vítimas da pandemia na Europa decorre durante todo o tempo da Quaresma.

Confira: