Neste domingo, 14 de março, o Bispo de San Sebastián (Espanha), Dom José Ignacio Munilla, compartilhou uma reflexão sobre São José na qual se referiu a ele como a “sombra de Deus Pai”.

A reflexão do bispo se baseia na carta apostólica Patris corde, com a qual o Papa Francisco convocou o Ano de São José 2021 para comemorar os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus do Beato Pio IX, que declarou o pai adotivo de Jesus como padroeiro da Igreja Universal.

O bispo espanhol assegurou, na última das sete reflexões anteriores à festa de São José, no dia 19 de março, que São José foi pai tanto “na ternura” como na “autoridade”, porque era “a sombra de Deus Pai”.

“É muito importante que em São José vejamos esse modelo de ternura e autoridade integrados” e corretamente equilibrados, comentou.

Mais adiante, no vídeo, Dom Munilla explica a importância do equilíbrio entre a ternura e a autoridade que os pais devem ter. Também explica o que acontece quando somente uma dessas características da paternidade mencionadas está presente ou quando ambas estão ausentes.

“Precisamos da paternidade, e não apenas da paternidade de Deus, mas precisamos que a paternidade de Deus se reflita nos pais em torno a nós, em imagens de paternidade que são como a sombra do Pai Celestial”, disse o bispo espanhol.

“O mundo tem um problema de orfandade. Precisamos de paternidade, precisamos de pais. Na sociedade atual, percebe-se claramente essa orfandade moral e a carência de pai é muito notória”, comentou.

Por fim, disse que “a paternidade é necessária no sentido espiritual, gerando almas para Cristo”, mas, por outro lado, não deve ser exercida de maneira forçada.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: