Esta semana, o Cardeal Bo, Presidente da Federação das Conferências dos Bispos Asiáticos e Arcebispo de Yangon (Mianmar), propôs que os católicos da Ásia se unam em oração durante toda uma semana em favor dos católicos na China.

O Cardeal de Mianmar lembra a carta do Papa emérito Bento XVI aos chineses, na qual estabeleceu o 24 de maio como dia de oração pela Igreja local, e propôs, por sua parte, que na semana de 23 a 30 de maio as Igrejas da Ásia rezem por essa intenção.

"Queremos pedir à Virgem de Sheshan para proteger toda a humanidade e a dignidade de cada pessoa que vive na China", pede o purpurado.

O Cardeal lembra que muitas partes do mundo vivem dificuldades, mas em um espírito de solidariedade não devemos apenas pensar apenas em nós mesmos, mas também rezar e estar próximos dos que sofrem em lugares distantes.

A proposta de uma semana de oração é um gesto de respeito e amor por parte da Igreja de toda a Ásia ao povo chinês e à sua história, explica o cardeal. E ele espera que a China possa se tornar uma força para o bem e proteger os direitos dos mais vulneráveis e marginalizados do mundo inteiro.

O Cardeal Bo conclui seu pedido apelando também aos fiéis dos outros continentes que se unam nesta semana de oração para que a Igreja e o povo da China em especial união com o Papa, não tenham medo de falar de Jesus no mundo, e sejam testemunhas desse amor afirmando-se à rocha de Pedro.

O Cardeal Charles Maung Bo tem enfrentado uma difícil situação em seu país, Mianmar, onde vem tentando mediar negociações de paz entre a junta militar, que realizou um golpe de estado e o partido vencedor das últimas eleições, a Liga Nacional para a Democracia de Aung San Suu Kyi.

Confira: