O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização disponibilizou em português um subsídio para a iniciativa “24 horas para o Senhor”, que acontecerá a partir da tarde de sexta-feira, 12 de março, e durante todo o sábado, 13.

O material foi produzido em cinco idiomas – italiano, inglês, espanhol, francês e português – e disponível no site do dicastério, www.pcpne.va.

A iniciativa “24 horas para o Senhor” foi convocada pelo Papa Francisco e acontece desde 2014, na sexta-feira e no sábado que antecedem o quarto domingo da Quaresma. Busca promover que igrejas em todo o mundo permaneçam abertas por 24 horas para permitir que os fiéis participem do Sacramento da Reconciliação.

Em 2020, porém, devido à pandemia de Covid-19 e como a Itália passava pelo confinamento, a tradicional celebração penitencial realizada na Basílica de São Pedro pelas “24 horas para o Senhor” foi cancelada.

Para este ano, a iniciativa tem como tema “Ele perdoa todos os teus pecados” (Sl 103,3). O subsídio Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização é direcionado aos fiéis que poderão participar presencialmente, mas também àqueles que, por causa das restrições sanitárias, viverão a iniciativa em casa, com a oração pessoal.

O subsídio indica que seria “significativo prever uma abertura extraordinária da igreja, dando a possibilidade de acesso às Confissões, de preferência num contexto de Adoração Eucarística com animação litúrgica”.

Entretanto, ressalta que nos locais onde, “por motivos sanitários, as celebrações dos Sacramentos não forem permitidas ou forem possíveis apenas com um número reduzido de pessoas, a Adoração Eucarística poderia ser transmitida online, preparando assim os fiéis para a contrição perfeita”.

A primeira parte do subsídio apresenta textos que encorajam a viver de uma forma consciente quem conseguirá encontrar o sacerdote para a confissão individual. Mas, também “podem servir também para as pessoas se prepararem (sozinhas ou orientadas por um ministro) para a contrição perfeita” em casos em que “temporariamente não for possível aproximar-se do Sacramento da Reconciliação”.

Na segunda parte, é apresentado material que pode ser usado quando as igrejas estiverem abertas, “de modo que todas as pessoas que lá forem confessar-se possam ser ajudadas na oração e na meditação através de um percurso com base na Palavra de Deus”.

Para conferir o subsídio em português para “24 horas para o Senhor”, acesse AQUI.

Confira também: