Sob o lema “Um lar novo, ama, protege e defende a vida”, o movimento Lares Novos se comprometeu em sua assembléia nacional a “defender e promocionar a vida como um dom de Deus”.

Através de um documento apresentado ao término do encontro, o movimento manifestou sua adesão ao chamado do Amor de Cristo, que habita em cada pessoa” e se comprometeu a amar, proteger e defender a vida como um dom de Deus.

“A vida começa no mesmo momento da concepção, quando os pais em um grande gesto de amor e entrega se abriram a ela para que nascesse um novo ser. Ali esteve presente o Espírito de Deus porque fomos criados a imagem e semelhança de Deus para toda a eternidade”, adiciona o texto.

Do mesmo modo, senhala que “a vida é sagrada em todos seus momentos, e como famílias cristãs devemos protegê-la desde o matrimônio, acompanhando os nossos filhos em cada criança, jovem, adulto, doente, discapacitado ou ancião que precise dos nossos cuidados, centrados no amor evangélico”.

Finalmente o Movimento Lares Novos indicou que ante os freqüentes ataques das políticas anti-vida, é importante renovar profundamente as famílias à luz da fé e do amor conjugal generoso.