O Papa Francisco nomeou o jornalista Daniel Arasa Villar, atual reitor da Faculdade de Comunicação Social Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Cruz (PUSC) de Roma, como consultor do Dicastério para a Comunicação.

Em declarações à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Daniel Arasa agradeceu "enormemente a confiança que o Papa Francisco e o Dicastério para a Comunicação demonstraram com a minha nomeação".

Nesse sentido, Arasa descreveu esta colaboração “como um serviço à Igreja universal em um âmbito tão vital da comunicação” e acrescentou “vimos isso recentemente no impacto que a viagem do Santo Padre gerou em todo o mundo, e isso graças ao trabalho dos meios, dos jornalistas e de tantos comunicadores da Igreja que fizeram todo o possível para facilitar esse trabalho”.

“Como outros consultores vindos do âmbito universitário, além do precioso trabalho prático que já se faz no Dicastério, podemos contribuir com ideias e, sobretudo, com a insistência em promover uma cultura da comunicação na Igreja em todos os níveis. Nesse sentido, a comunicação está a serviço da missão de governo”, advertiu.

Além disso, Daniel Arasa Villar destacou que considera esta nomeação “uma honra, mas, acima de tudo, um reconhecimento do trabalho de formação que realizamos na Faculdade de Comunicação Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Cruz há 25 anos" e assinalou que "já são mais de 500 ex-alunos em todo o mundo que servem as igrejas locais com seu profissionalismo e seu amor pela comunicação".

Neste sentido, Arasa sublinhou recentemente que “há um quarto de século procuramos prestar um serviço às igrejas locais, à Igreja universal e ao Papa: de São João Paulo II, com quem nasceu esta Faculdade, e que nos encorajou a uma nova evangelização, passando por Bento XVI, que tanto fez para apoiar intelectualmente a comunicação da fé, até o Papa Francisco, cujo chamado seguimos para viver uma Igreja em saída”.

Atualmente a Pontifícia Universidade da Santa Cruz conta com centenas de alunos matriculados na Faculdade de Comunicação Institucional nos três ciclos de estudos que se oferecem, entre os quais há sacerdotes, religiosos e leigos de 38 países.

Breves dados biográficos

Daniel Arasa Villar nasceu em 11 de fevereiro de 1971, em Barcelona (Espanha). Ele é membro do Opus Dei.

Ele estudou jornalismo na Universidade Autônoma de Barcelona e fez mestrado em televisão e rádio na “Southern Methodist University” em Dallas, Texas (Estados Unidos).

De 1994 a 1997 trabalhou como jornalista na agência de notícias espanhola “Europa Press”.

Concluiu o bacharelado em teologia e o doutorado em comunicação institucional na Pontifícia Universidade da Santa Cruz.

Desde 2001 é professor desta casa de estudos e também ocupou diversos cargos, incluindo coordenador de estudos, vice-reitor e, atualmente, reitor da Faculdade de Comunicação.

Em junho de 2010, ingressou no Conselho de Administração da agência de notícias “Rome Reports”.

É autor de diversos artigos sobre comunicação e Igreja. O seu campo de pesquisa centra-se na comunicação online e na orientação estratégica da comunicação nas instituições eclesiais.

Confira também: